Verão pede uma boa alimentação

Text_2

Todo mundo já sentiu que este verão amazônico chegou para valer. Um calor intenso, mesmo na sombra, que parece que vai sufocar, não é?! Mas hoje o nosso recado é para você que quer aliviar essa sensação e, claro, se manter saudável para doar sangue, sem nenhum agravante.

A nutricionista, Renata Ferreira, junto com Paula Andrea na preparação do lanche do doador de sangue

Para ajudar nestas orientações batemos um papo com a nossa nutricionista, Renata Ferreira:

Ascom – Olá Renata. Como a gente pode evitar sofrer tanto com essa sensação térmica ao sair de casa?

Renata – Nesse período, de verão amazônico, é de suma importância que o indivíduo se mantenha hidratado. Uma boa dica é sempre ter na bolsa/mochila sua própria garrafa de água.

Ascom – Quais alimentos são indicados para este período de muito calor?

Renata – Para este período é indicada a ingestão dos alimentos com alto teor hídrico e aqueles ditos refrescantes. Exemplos: peixes e mariscos, folhosos, frutas como melancia, melão, maçã, laranja, tangerina, uvas, morangos, kiwi. Abusar de sucos naturais. E as castanhas também são boas opções. Dar preferência para preparações. Mas é sempre bom lembrar do cuidado com os alimentos cítricos à exposição solar, pode causar bolhas na pele, queimaduras.

Ascom – Tem uma orientação diferenciada quanto a alimentação para esse período de pandemia, quando se fala muito em manter a resistência em dia?

Renata – Nesse período é importantíssimo priorizar uma alimentação “limpa” e saudável. Sempre dar preferência para as preparações caseiras, frutas in natura, legumes e verduras, e evitar os produtos processados e industrializados em geral. Lembrando que não é o momento para a prática de dietas restritivas, pois estressam nosso organismo podendo causar uma baixa na imunidade.

Ascom – Aos voluntários da doação, o que a nutricionista indica para chegar bem na unidade de coleta para doar sangue?

Renata – Aos voluntários de doação de sangue é importante a realização de uma refeição leve e saudável, evitar alimentos gordurosos e cheios açucares. Antes e após a doação, o voluntário deve ter atenção para a hidratação também.

Depois dessas dicas especiais, que tal seguir direitinho e passar numa unidade de coleta de sangue da Fundação Hemopa e fazer a sua doação de sangue?!

Para doar, além de estar bem de saúde e alimentado, precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Lembrando que os adolescentes de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para assinar a permissão, já que são menores de idade.

Quem teve covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

É obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial, original e com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte e carteira nacional de habilitação.

A Fundação Hemopa está com 10 unidades de coleta em todo o Pará. Clique aqui e veja a mais próxima de você.