Uma herança de amor: doação que passa de mãe para filha.

Text_2

“Sempre tive o desejo de doar, mas não tinha o peso ideal, após a gestação consegui ficar acima de cinquenta quilos e finalmente foi possível realizar o meu desejo e, de alguma forma, contribuir para ajudar o próximo”. Essa é a Josyanne Ratis, servidora pública do Hemopa. A filha dela, Adria (que foi essencial no processo de ganho de peso para conseguir doar), completou 16 ano,s no dia 18 de março, e adivinha qual o principal desejo da aniversariante? Ser uma doadora de sangue.

“A minha filha manifestou desejo de doar e pediu como presente de aniversário. Não foi possível levar os amiguinhos devido a pandemia, mas com certeza foi um sonho realizado, pois sempre a incentivei a ajudar o próximo e realizar seus sonhos. E também é uma realização minha, pois as mães são assim, se realizam através dos filhos. E a minha filha é o meu orgulho!”, declarou esta mãe que tem brilho nos olhos ao falar da filha.

No dia 21 de março, a Josyanne e Adria seguiram para o Hemopa, na Batista Campos para concretizar o desejo delas. Como Adria ainda é menor de idade, Josyanne teve que autorizar a doação.

“Foi uma experiência muito emocionante, pois desde pequena eu via minha mãe doando sangue e eu tinha vontade de doar também. Fiquei muito feliz de saber que esse pequeno gesto ia ajudar muitas pessoas e apesar de ter ficado com um pouquinho de medo por causa da agulha eu sabia que estava fazendo o bem. Quero continuar doando sempre que puder. É uma sensação de alegria por estar ajudando ao próximo e deixa o coração quentinho”, resumiu a adolescente, após a primeira doação.

Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes. E quando mãe e filha se unem para fazer a doação, os números são multiplicados e mais vidas salvas. Estamos falando de mãe e filha pelo exemplo de Josyanne e Adria e pelo mês dedicado às matriarcas. Mas pode ser pai e filho, irmão e primo, tio e sobrinho, amigos, vizinhos. O que importa é aumentar sempre a rede da solidariedade para compartilhar amor e ajudar a salvar mais vidas.

Clique aqui e saiba como ser um doador de sangue. A Fundação Hemopa possui 9 unidades de coleta de sangue no Pará. Veja aqui a mais próxima de você e ajude a salvar até 4 pacientes.