Uepa prepara acolhida para calouros com trote solidário de doação de sangue

Text_2

Além da doação, atividade de boas-vindas aos novos alunos terá banho de cheiro

Acolher e ser acolhido: construindo uma universidade inclusiva. Este é o tema do Acolhimento aos Calouros 2023, dos Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação acontece no próximo dia 20, no Campus I, com início as 9 h. Neste ano, o foco será promover a doação de sangue como Trote Solidário entre os novos alunos.
Na mesa de abertura, estarão presentes o diretor e vice-diretor do CCSE, Anderson Maia e Frederico Bicalho; o reitor, Clay Chagas; o titular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Ednalvo Apóstolo Campos; os representante dos coordenadores da capital e da interiorização, Taissa Tavernard e Rodrigo Rafael; uma aluna representante; e a representante dos técnicos-administrativos, que também integra a assessoria pedagógica, Andrea Albuquerque.

Calouros da Uepa farão do trote um momento de solidariedade

Para a integrante da Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop) do Campus I, Damasia Nascimento, receber e acolher os calouros e seus familiares é gratificante para a Uepa e todos os seus campi. “E, para nós do CCSE, é sempre uma festa porque recebemos alunos de 16 cursos desta universidade, além do curso de Pedagogia Bilíngue, em convênio com o Instituto Nacional de Surdos (Ines)”, destaca Damasia.
Apresentação musical de alunos, entrega de kits para calouros e distribuição de picolés farão parte da programação para os alunos do CCSE, no dia 20. Além da doação de sangue como Trote Solidário, outra característica representativa para a atividade de boas-vindas aos novos alunos será o banho de ervas, ou banho de cheiro – símbolo marcante da cultura paraense. A esta ação, os integrantes dos Centros Acadêmicos denominaram como “Acolhida do Axé”.
O Trote Solidário é voltado a calouros, veteranos, servidores e, também, à comunidade externa da Uepa. A coleta será no estacionamento do Centro de Educação e encerrará às 17h. Antes da doação, é necessário realizar o pré-cadastro, através deste link. Doadores menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável.
Frederico Bicalho, vice-diretor do CCSE, destaca a importância dos docentes e técnicos estarem presentes, e convida a comunidade a participar: “A gente sabe que nem todo mundo pode doar sangue. Então, se você não puder, traga alguém que possa. Isso é importante porque é um gesto nobre e a nossa comunidade precisa muito.  Essa é uma oportunidade que a gente tem de contribuir e fazer com que a sociedade enxergue a Uepa como um ponto importante, nesse caso com a doação de sangue”.

CCNT

No Campus V, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a programação de boas-vindas será realizada na próxima terça-feira, 21. Às 9h, a abertura do evento contará com a gestão superior da Uepa e Direção do Centro, no auditório do CCNT.

Na ocasião, será realizada a campanha de doação de sangue para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Das 8h às 16h, calouros, demais alunos, familiares e servidores poderão fazer essa boa ação de responsabilidade social para o próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Para doar é preciso fazer um pré-cadastro virtual e estar em boas condições de saúde. Será reservada uma sala de apoio no prédio do CCNT para triagem e cadastro. E o ônibus do Hemopa estará na frente do Campus V para as coletas de sangue.

Para a coordenadora do CAOP do CCNT, Leidiane Rodrigues, “esse momento de acolhida dos calouros é fundamental, pois eles saem do ensino médio com uma grande expectativa com relação à universidade. Tudo se torna muito novo e desafiador, e poder recebê-los de forma calorosa é muito importante para a primeira impressão que terão diante da universidade” . E completa, “no dia 21, teremos concomitante a acolhida, um dia animado com música e o trote solidário de doação de sangue junto ao Hemopa, o que irá marcar também o momento do ingresso desse aluno na Uepa, pois ele estará ajudando uma outra vida. Estamos muito ansiosos por este momento, e queremos celebrar junto com os calouros esse primeiro dia de aula como algo memorável em suas vidas e transmitir a eles tudo de melhor que a universidade tem a oferecer no seu processo de formação”.

CCBS

Os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa também prepararam uma programação especial para receber os novos estudantes da Universidade. O curso de Enfermagem contará com programação entre os dias 20 e 24/03. A aula inaugural será desenvolvida a partir da teoria ambientalista, ocorrendo também palestras e oficinas sobre a teoria do cuidado, áreas de atuação da enfermagem, importância do piso salarial e reflexões sobre gênero, raça, sexualidade e classe social. 

Durante esta semana, de 13 a 17/03, o curso de Medicina desenvolveu dinâmicas de apresentação da graduação, projetos de extensão e ligas acadêmicas. Também foi destacada a importância da promoção de uma cultura de segurança no cuidado ao paciente, bem como a necessidade do autocuidado.

Já os novos discentes de Fonoaudiologia foram recepcionados com programação realizada nesta semana, de 15 a 17 de março. Ocorreu um tour pelo campus, apresentação do centro acadêmico, do curso e das metodologias abordadas. Também houve tutoria, mini aula de anatomia e cerimônia do jaleco, além de dinâmicas e gincanas com pintura.

No curso de Saúde Coletiva, ocorreram atividades nos dias 16 e 17/03,  envolvendo dinâmicas com veteranos, tour pela Uepa, pintura dos calouros, momentos de fotos, cápsula do tempo, quiz de conhecimentos gerais e bingo. Os novos alunos de Fisioterapia também tiveram programação de acolhimento, de 13 a 17/03, com bate-papo com professores, dinâmicas de grupo, apresentação do curso, abordagem das metodologias ativas, quiropraxia e saúde mental. O curso de Educação Física preparou, nesta semana, para receber os novos alunos,  oficinas de ritmos, basquete, voleibol, atletismo, entre outros esportes. Também ocorreram rodas de conversa sobre opressões, etarismo e saúde universitária.
Os estudantes de Terapia Ocupacional foram acolhidos, também nesta semana, com a apresentação do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, dinâmica de apresentação dos calouros, mesa redonda com representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), tour pelo CCBS, circuito psicomotor, entre outros.
Todos os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa participarão da programação integrada voltada ao Trote Solidário de Doação de Sangue na próxima na sexta-feira, 24, no hall de entrada do CCBS, das 8h30 às 16h. Também como parte da programação unificada para todos os cursos da saúde, será realizada, na segunda-feira, 27, às 17h, a acolhida aos calouros pela Gestão.
A doação de sangue como Trote Solidário foi pensada a partir do diálogo entre a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a gestão superior da Uepa, através da Pró-Reitoria de Graduação da universidade.

Critérios para Doação

– Estar bem de saúde;
– Ter mais de 50kg;
– Ter tido boa noite de sono;
– Estar bem alimentado;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Portar documento de identificação.

Observações:
–  Não pode estar de jejum;
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Texto: Diane Maués, Monique Hadad e Thayssa Nobre