Esta semana, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), realizou o II módulo do curso de Qualificação para Gestores das unidades regionais que compõem a Hemorrede.
O treinamento consistiu na atualização da política administrativa e do sangue que norteia as atividades desenvolvidas pela Hemorrede em todo o estado do Pará. Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, recebeu o grupo e falou um pouco sobre a necessidade de se trabalhar alinhado e, seguindo a missão da instituição que é de salvar vidas. “É muito importante termos este momento para conversarmos pessoalmente e trocarmos experiências, pois sabemos que cada região tem sua particularidade. E é neste sentido que precisamos adequar nossa linha de atuação, mas sempre pensando em benefício da sociedade: do doador e do paciente”, destacou o gestor.
Entre os dias 24 e 27 de setembro, os gestores das unidades de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, receberam os conhecimentos desenvolvidos no Hemocentro coordenador, em Belém. A partir da equipe multidisciplinar, eles fizeram uma imersão desde a captação de doadores, processo do ciclo do sangue, hemovigilância, distribuição de produtos hemoterápicos e, entre outros assuntos, a comunicação institucional.
Rejane Isaias, gestora do Hemocentro de Marabá, aprovou o treinamento. “Foi uma semana de muito aprendizado e qualificação. Podemos levar muitas melhorias em diversas áreas de atuação como ao cronograma de funcionários, no atendimento dos doadores. Também quanto a segurança transfusional. Enfim, foi muito proveitoso”, destacou.
Joaquim Azevedo, gestor de Santarém também compartilhou da mesma opinião que a colega de trabalho e foi além. “Este treinamento abriu nossos horizontes de como administrar melhor nosso hemocentro. A gente espera que este treinamento se estenda aos servidores de todos os setores da Hemorrede”, sugeriu.
Visitas guiadas – Durante o treinamento, os gestores foram levados para os laboratórios de processamento do sangue e tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina dos profissionais, analisando as técnicas e procedimentos adequados para a manipulação e armazenamento das bolsas.
Noelton Soares, gestor do Hemonúcleo de Capanema, aproveitou para conhecer mais de perto os procedimentos. “Foi muito positivo. Viemos ganhar novas experiências para contribuir e expandir o conhecimento no nosso hemonucleo. A partir de agora temos muitas coisas para agregar na administração das atividades em Capanema”.
Na sala de coleta, os gestores foram recebidos pela enfermeira Luciana Leal, que é a gerente da Triagem de Doadores de Sangue. Ela apresentou a rotina de trabalho desde a recepção dos doadores até a coleta, efetivamente.
Este é o segundo módulo do curso de qualificação de gestores das unidades regionais, de acordo com a Assessoria de Gestão de Pessoas do Hemopa, ainda terá o terceiro módulo com orientações nos setores de pessoal, logística, finanças e jurídico.