A Fundação Hemopa celebrou, de 23 a 25 de outubro de 2024, a Semana do Servidor, com uma programação especialmente dedicada ao reconhecimento e valorização de seus colaboradores. O evento contou com parcerias importantes como a Academia Paraense de Música, a Ceasa e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), oferecendo atividades culturais e de saúde, proporcionando momentos de integração, lazer e aprendizado.
Durante os três dias de programação, os servidores tiveram a oportunidade de participar de ações voltadas à saúde física e mental, como sessões de alongamento, palestras sobre alimentação saudável no ambiente de trabalho, rodas de conversa sobre bem-estar emocional, consultas oftalmológicas e odontológicas, além de campanhas de vacinação e prevenção de doenças.
Gabriel Nonarkys, da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGESP) da Fundação Hemopa, destacou a importância das ações voltadas à qualidade de vida dos servidores. “Ao longo do ano, realizamos atividades que valorizam o trabalho e o desempenho dos servidores, promovendo também a integração e construindo um ambiente de trabalho saudável. Contamos com parcerias públicas e privadas que participaram da Semana do Servidor, oferecendo atividades de bem-estar, saúde, cultura e sustentabilidade. Levamos os servidores ao Parque do Utinga, em parceria com o Ideflor-Bio, e tivemos a honra de assistir a um quarteto de cordas, organizado com apoio da Secult e da Academia Paraense de Música. A Ceasa nos forneceu frutas frescas para as atividades com nutricionistas, reforçando as orientações sobre boas práticas alimentares”, afirmou Gabriel.

No dia 25, em uma cerimônia realizada no auditório da Fundação, houve a tradicional homenagem oficial aos servidores, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e um vídeo especial em celebração ao Dia do Servidor, destacando a importância do trabalho invisível realizado pelos colaboradores do Hemopa.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, reforçou a importância de ações voltadas à valorização do servidor, destacando que essa política envolve o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a saúde mental e física dos colaboradores. “A valorização do servidor da política que o Hemopa vem adotando pode ser feita através de iniciativas que envolvem o desenvolvimento pessoal e profissional, a saúde mental e física e o reconhecimento desses profissionais que, no dia a dia, desenvolvem suas ações. Isso é muito importante, são formas de garantir a melhoria no atendimento. É a valorização do servidor para reduzir seus níveis de ansiedade, de estresse do seu dia a dia, promovendo uma atmosfera mais saudável. Essa é a nossa grande missão, que é tentar cada vez mais trazer essa união, essa interação e essa forma de estarmos o tempo todo contribuindo com os servidores, nessa rotina do dia a dia, com essa missão tão importante que o Hemopa tem de salvar vidas.”

Após as homenagens, os servidores participaram de apresentações artísticas protagonizadas pelos próprios colegas, incluindo dança do ventre, teatro e canto, demonstrando a diversidade de talentos dentro da Fundação. Ao final da manhã, todos foram convidados para um coquetel com vatapá, servido na Sala de Estar, em um momento de confraternização e celebração.

A Semana do Servidor da Fundação Hemopa não só reforçou o reconhecimento pelo trabalho árduo dos colaboradores, mas também promoveu um ambiente de valorização, saúde e bem-estar, essencial para o fortalecimento da equipe e para a continuidade da missão de salvar vidas através da hemoterapia e da hematologia no estado do Pará.
Por Aline Seabra (Ascom Hemopa)