Executivo estadual garantiu duas novas escolas e a nova unidade do Programa ‘Creches por Todo Pará’ em Ananindeua
O mês de outubro de 2024 foi marcado por entregas do governo do Estado, especialmente, nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e segurança. Em Ananindeua, foram entregues às escolas estaduais Antônio Teixeira Gueiros e Dom Alberto Gaudêncio Ramos, beneficiando cerca de 1,7 mil estudantes; além de uma nova unidade do Programa “Creches por Todo Pará”, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
“Seguimos avançando com investimentos importantes para a educação paraense. Também realizamos, em outubro, o primeiro pagamento do programa ‘Escola que Transforma’, que reconhece a dedicação e o protagonismo dos nossos servidores da educação no salto histórico que o Estado obteve na nota do Ideb de 2023. O Pará saiu do 26º lugar para a 6ª colocação, o maior crescimento da história do Ideb no Brasil. E, realizamos mais entregas do programa ‘Bora Estudar’ alcançando mais de 16,5 mil estudantes”, destaca Rossieli Soares, titular da Seduc.
Professor de Língua Inglesa da Escola Antônio Teixeira Gueiros, Felipe Soares, celebra o avanço na estrutura e equipamentos das unidades estaduais de ensino. “Hoje, nós temos uma rede de laboratório, onde eu posso trabalhar com meus alunos e usamos o acesso à internet para beneficiar o aprendizado e tem sido muito proveitoso. Os alunos se sentem bastante confortáveis na nova estrutura, com salas climatizadas. É uma satisfação imensa a gente ter a escola como está agora. Como professor há 15 anos na rede pública, eu nunca trabalhei numa escola como estou trabalhando agora e eu sinto um prazer muito grande de estar aqui”, comemora.
Segurança – Também foi feita a entrega da nova sede do 1° Batalhão de Polícia Militar, no bairro da Sacramenta, em Belém, dentro do Complexo do Parque da Cidade e da nova lancha de 700HP, blindada, para ampliar as rondas na malha fluvial. Houve ainda o anúncio da homologação do concurso da Polícia Militar com 4 mil vagas, em novembro, para reforçar o efetivo da PM, já em 2025.
“Além de duas grandes operações do Sistema de Segurança Pública do Estado, ‘Operação Círio’ e a ‘Operação Eleições’, nós tivemos também a entrega da nova sede do Regimento de Polícia Montada, a nossa cavalaria da Polícia Militar, e também tivemos a assinatura da Ordem de Serviço da Primeira Delegacia de Polícia Civil em Cotijuba, na região das Ilhas, em Belém”, informa o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.
Saúde e Assistência – O governo estadual entregou o novo Posto de Coleta de Sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) no Pórtico Castanheira, localizado no Entroncamento, na Região Metropolitana de Belém; e em Oriximiná, foi entregue, neste mês de outubro, o Hospital Regional Menino Jesus, com serviços de urgência e emergência 24 horas, focado em procedimentos de média e alta complexidade.
“A entrega do Hospital Regional representou um grande investimento no bem-estar da população, promovendo a qualidade de vida e garantindo que todos tenham acesso a cuidados de saúde dignos e eficientes. Com uma estrutura de primeira linha, o hospital é mais um compromisso cumprido com a saúde e o futuro dos moradores da região”, assegura Ivete Vaz, titular da Secretaria de Saúde Pública (Sespa).
Na assistência, com ajuda da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militares do Pará, o governo realizou entregas de cestas com alimentos e água potável a mais de 8 mil famílias ribeirinhas de Santarém, Monte Alegre e Óbidos, atingidas pelas consequências de uma estiagem rigorosa.
Como ação de cidadania, o governo do Pará entregou a 11ª unidade da Estação Cidadania, que vai funcionar no novo Memorial Magalhães Barata, conhecido como “Chapéu do Barata”, no bairro de São Brás, em Belém. O espaço passou por um processo de requalificação, e será um polo com diversos serviços públicos estaduais, prático e eficiente à disposição dos paraenses.
Trânsito – No mês de outubro, o programa social CNH Pai D’égua iniciou a entrega de carteiras de habilitação para 6 mil beneficiários de Belém, por meio do maior programa social de CNH gratuita do Brasil. Mototaxistas de Santarém receberam certificados de qualificação do Curso de Formação e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) entregou a nova carreta do minicircuito itinerante, que a partir deste mês percorrerá os municípios com ações educativas.
COP 30 – A Escola Estadual de Tempo Integral Ulysses Guimarães foi entregue reconstruída para funcionar, também, como hospedagem temporária no padrão de um hostel durante a COP 30 e o “Capacita COP30”, programa de aptidão profissional, certificou 1,6 mil novos alunos, totalizando 4,5 mil contemplados.
Regularização – Mais de 7 mil famílias foram beneficiadas com o decreto para desapropriação da área em litígio dos bairros São Félix I e II, em Marabá, que busca garantir o início do processo para a regularização fundiária dos moradores.
Assinaturas – Entre as principais Ordens de Serviços assinadas pelo governador Helder Barbalho, em outubro, estão a construção do Novo Santuário de Nazaré, em Belém; o acordo para a criação do “Edifício COP30”; e o lançamento da nova Escola Estadual Madre Celeste, no Distrito de Icoaraci, como a primeira escola estadual bilíngue em tempo integral; o início das obras de reconstrução da Estação Cidadania de Santarém; e a reconstrução da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, em Santarém.
Por Giovanna Abreu (Secom)