A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa),começou a semana com o comparecimento de 488 candidatos à doação de sangue e mais 378 bolsas de sangue que foram coletadas nos dias 10 e 11, durante a campanha “Mãe que gera amor é mãe que salva vidas. Doe Sangue!”, alusão ao Dia das Mães, que vão ajudar a salvar mais de 1.500 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada. Do saldo de coletas, 50% foram doações de sangue de mulheres.
O estoque ainda terá um importante reforço nesta terça-feira, 14, com a campanha externa em parceria com o Hospital Rio Mar com a previsão de 60 voluntários. Dias 16 e 17, na Estação Cidadania de Icoaraci com a meta de 60 coletas.
A jovem Rosiane Ribeiro da Silva, 25, foi uma das doadoras do final de semana. Ela veio acompanhada com o filho de seis anos para passar o exemplo da importância desse ato solidário que ela repete pela terceira.
“A gente doa sangue para tentar ajudar mas agora já dôo sem saber a quem. É a minha colaboração em salvar vidas!”, disse a cabeleireira que tem sangue O Negativo.
Do outro lado da situação, está a adolescente Jaqueline Paes, 18 anos, que trata de uma anemia grave no Hemopa, há três anos e, nesse período, ela recebeu muitas transfusões que contribuíram para sua qualidade de vida com a melhora de seu quadro clínico. Sempre acompanhada da mãe, Marta Gorete Santos Paes, comemora com a filha os cinco meses que está só fazendo tratamento com medicação, sem sangue.
“Na verdade, a gente só começa a dar importância quando precisa de transfusão. Eu vi o quanto é importante a doação de sangue, e desde então, me empenho e peço para que venham doar sangue. Depois que comecei a viver essa batalha com a minha filha, para mim, a coisa mais importante do mundo é a doação de sangue. Sem sangue a gente não vive. Sangue é vida.”, destacou Marta.
Atualmente a Fundação Hemopa vem mantendo a regularidade do estoque de sangue, mas a participação efetiva de doadores de sangue é fundamental para manter o estoque em qualidade e quantidade suficiente para atendimento satisfatório da demanda, tendo em vista que todos os dias há necessidade de transfusão em pacientes internados em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade, além dos usuários com patologias hematológicas assistidos pelo Hemopa, onde a maioria, precisa de transfusão de sangue vida inteira.
Fracionamento do sangue– Através de uma única doação de sangue é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue passa por um processamento onde é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (tem a função de transportar os gases), concentrado de plaquetas (atua na coagulação do sangue), plasma (constituído de água, sais minerais e proteínas, sendo as principais: a albumina e as imunoglobulinas, que são importantes anticorpos) e crioprecipitado (contém os fatores de coagulação). Todos esses hemocomponentes podem ser utilizados em diversas situações clínicas ou cirúrgicas.
Participação feminina– O Ministério da Saúde (MS) sugere que 30% das coletas efetivadas o Brasil, regularmente, seja do sexo feminino. Com 34% das doações realizadas no Pará, o Estado está acima da média nacional. Mas, há necessidade de aumentar ainda mais o número de coleta e reduzir, cada vez mais, a distância entre as doções entre homens e mulheres.
Coleta de sangue – Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.
Mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois meses. Fatores de impedimentos temporários para o sexo feminino: gravidez e amamentação nos 12 meses a partir do parto. Outras dúvidas devem ser
Antes de cada doação, o candidato passa por uma avaliação clínica para verificar se está apto para realizar a doação naquele dia ter descansado, dormido por pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos.
Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábado, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118/31106500.