Mais de 130 pessoas, entre os pequenos pacientes e seus acompanhantes, atendidos pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), participaram da confraternização natalina promovida pela Instituição, na manhã desta terça-feira, 17. O evento foi realizado no auditório “Osvaldo Bellarmino”, no 3º piso, levando muita emoção, diversão e integração entre os usuários e a Instituição com uma vasta programação com distribuição de aproximadamente 100 brinquedos, apresentação teatral e a presença do Papai Noel.
A festa natalina, organizada pela equipe multiprofissional do Hemocentro Coordenador, em Belém, contou com a abertura oficial do presidente do Hemopa, o administrador Paulo Bezerra, que deu boas vindas a todos. Ele evidenciou a importância da adesão dos pacientes ao tratamento das doenças hematológicas e o compromisso dos servidores em oferecer assistência cada vez mais segura, de qualidade e humanizada.
“O Hemopa não é apenas uma instituição para assistência aos pacientes hematológicos. Somos uma família e espero que todos aproveitem a nossa festa que foi organizada com muito amor e carinho”, ressaltou o gestor que estava acompanhado para diretora Técnica, Dra Luciana Maradei; e da diretora Administrativa e Financeira, Taissa Amador.
Logo em seguida, a programação teve início com um Auto de Natal, encenado por filhos de servidores do Hemocentro coordenador. Em forma de teatro narrado, o público conferiu o nascimento de Jesus. Em seguida, o Coral de Vozes do Hemopa tornou o ambiente ainda mais integrado com a apresentação de cantigas natalinas que emocionou todos os presentes.
Na plateia, as crianças e seus familiares estavam emocionados com a programação. Como Neila Assunção, técnica em enfermagem, mãe do Marcos David de 8 anos que tem púrpura e faz tratamento há dois meses no Hemopa. “A gente já tem uma rotina intensa de tratamento. E quando a gente vive esses momentos, ficamos muito emocionados. Isso que é Natal. Eu estou muito feliz, só tenho a agradecer a todos”, disse. O Marcos David foi sorteado durante o evento e ganhou uma bicicleta, doada por instituições parceiras. Outro que teve a sorte de ganhar uma magrela foi o Adriel Oliveira, que tem 9 anos e já faz acompanhamento há três meses no Hemopa. “Eu tô muito feliz. Ele me pediu tanto para pra eu dar uma bicicleta e eu não pude. E quando ele viu o sorteio, comentou comigo: ‘mãe, eu vou ganhar’. E deu certo! Meu filho acreditou!”, disse Milene Chaves, mãe de Adriel.
A festa seguiu com muita alegria na figura do personagem de todas as festinhas infantis, o palhaço que animou o ambiente na Sala de Estar, também no terceiro andar do prédio, onde foi destinado para distribuição de brinquedos novos, inclusive, para pacientes que estavam em atendimento no Ambulatório do Hemopa.
Houve ainda brincadeiras e lanches aos participantes da confraternização. Até chegar o grande momento da entrada do bom velhinho. Papai Noel foi cercado de carinho por crianças, adultos e servidores para celebrar a antecipação do Natal dos pacientes da Fundação Hemopa, que incluiu familiares das crianças atendidas.
Joyce Cunha, pedagoga da Gerência de Serviço Social do Hemopa, ressaltou que este é um momento mágico para as crianças e que já faz parte do calendário de eventos da Fundação, está dentro do Programa de Humanização oferecido no Ambulatório. “Essa ação nos ajuda a desenvolver atividades socioculturais, recreativas e educativas com as crianças, no sentido de favorecer a relação entre o paciente, a família e a equipe multiprofissional. Para que eles olhem para o Hemopa como uma família que pode segurar na mão e contar com qualquer um de nós aqui”.
A pequena Jessica Miranda, de 5 anos, é moradora do município de Acará e veio para mais um dia de transfusão. E se ela não conseguiu ir até o Papai Noel, o presente veio até ela. “O nome dela vai ser Lili”, disse Jessica já batizando a nova boneca.
Muita diversão
No último dia 10 de dezembro, a casa de festas infantis, Colméia Park, parceiro assíduo da Fundação Hemopa, novamente abriu as portas para a diversão dos pacientes do Ambulatório. As crianças se divertiram nos brinquedos e com a visita do Papai Noel.
Atualmente, cerca de 17 mil pacientes, vindos de todos os cantos do Pará, são atendidos pelo Hemopa com o objetivo de fazer o acompanhamento médico completo. A Fundação possui uma equipe multiprofissional com médicos, biomédicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas e fisiatras, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que oferecem o maior conforto ao tratamento desses pacientes hematológicos.