Mulheres Ativas do Fideles de Outeiro comparecem no Hemocentro de Belém

Text_2

Por iniciativa de um grupo de moradoras da comunidade Fideles, do distrito de Outeiro, foi criado o Instituto MAFI – Mulheres Ativas do Fideles, que tem como objetivo atender as necessidades sociais e oferecer orientação cultural e educacional para as mais de 2 mil famílias que moram no local.

E como uma das ações do MAFI, nesta quinta-feira (03), um grupo de voluntários compareceu ao Hemocentro de Belém para fazer doação de sangue. “A gente sabe que sangue salva vidas, né? E por isso estamos aqui. Essa é mais uma oportunidade de estar ajudando ao próximo”, destacou Alcilene Rêgo, presidente do Instituto MAFI.

Esta é a primeira vez que o Hemopa recebe a caravana do Instituto MAFI. No total, 11 voluntários contribuíram para estoque de sangue do Hemopa. E como cada bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes, mais de 40 pessoas podem receber os homecomponentes doados.

 

“A Fundação Hemopa, tem como responsabilidade subsidiar a rede hospitalar com bolsas de sangue. E para termos este produto, nós dependemos de todas as parcerias que tenham como ação a responsabilidade social da doação de sangue. É muito importante ampliar sempre estas parcerias. Por isso comemoramos quando recebemos novos grupos de voluntários”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Monte a sua caravana

Moradores de uma comunidade, amigos da empresa, um time de basquete, torcedores e até uma família podem formar uma caravana solidária. Basta ter a iniciativa de mobilizar as pessoas para a causa da doação de sangue.

Ainda existe a possibilidade de ligar para a Fundação Hemopa e solicitar a disponibilidade do micro-ônibus que pode buscar a Caravana Solidária no ponto de encontro. Basta ligar para o 3110-6623 e marcar o melhor dia e horário.

Quem pode ser um doador de sangue

O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.