Militares da Marinha doam sangue para regularizar estoque

Text_2

Em comemoração aos 50 anos da “Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (ARMBe)”, a Marinha do Brasil realiza campanha de estímulo à doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A iniciativa tem como tema “ARMBe – 50 anos, 50 litros”, está levando voluntários para doarem sangue ao longo do mês de janeiro e, nesta quarta-feira, dia 23, considerado o Dia “D” da iniciativa, mais de 100 militares compareceram a sede do hemocentro.

O comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Texeira de Abreu Filho, conta que, apesar de o aniversário ser da Rádio, a corporação está mobilizando todo o Distrito Naval para contribuir com o máximo de voluntários possíveis. “Nessa campanha tínhamos a meta de doar 50 litros de sangue e já conseguimos. Todos os anos, realizamos de três a quatro campanhas com o Hemopa, essa é uma forma de contribuir com a sociedade”.

Campanha deve levar 300 militares ao Hemopa.

Segundo o comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém, Capitão de Corveta Guilherme Almeida Matos de Carvalho, com a meta dos 50 litros alcançada, agora a expectativa é que até o final de janeiro, 300 militares façam sua doação de sangue. “É uma grande satisfação para a Marinha comemorar os 50 anos da Rádio com uma ação solidária. Convidamos toda a população para também fazer parte dessa verdadeira rede do bem”.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Bezerra, conta que a iniciativa faz parte das campanhas estratégicas de instituição. “As Forças Armadas, principalmente a Marinha, têm sido grandes parceiras do Hemopa para regularizar o estoque de sangue que, geralmente, está baixo. A insuficiência de doadores não é uma exclusividade do Pará, tem acontecido no Brasil todo. Por isso, essas iniciativas são tão importantes, pois mobilizam muitos voluntários”, finaliza o gestor.

O Vice-Almirante Edervaldo Texeira, juntamente com o Presidente da Fundação Hemopa, Paulo André Bezerra, e o Capitão de Corveta Guilherme Almeida.

Serviço: A campanha da Marinha do Brasil, em comemoração aos 50 anos da “Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (ARMBe)”, segue até o final de janeiro. Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

As doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábado, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. E na última semana de cada mês, a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h às 13h.