Entre os dias 10 e 13 de março, o Hemocentro Regional de Marabá, realizou o projeto educativo ‘Doador do Futuro’, no Colégio Cívico Militar do Rio Tocantins. Cerca de 300 alunos assistiram a palestra ‘Como ser um doador de sangue’, ministrada pela equipe do Hemopa.
A professora e vice gestora do colégio, Val Ferreira, ressaltou a importância de trabalhar desta ação em fase escolar. “Um dos objetivos é fazer com que nossos alunos percebam, desde cedo, a necessidade de ajudar ao próximo através da doação de sangue”.
Segundo o sargento José Ancelio Soares, supervisor militar, o projeto deve continuar durante todo ano. “Gostaríamos de agradecer ao Hemopa pela parceria e divulgar este trabalho de acolhimento ao cidadão quanto a doação de sangue. Queremos motivar a sociedade como um todo. E essa motivação começa da escola e da família”, enfatizou o supervisor.
A Fundação Hemopa tem um intenso trabalho de conscientização da sociedade quando a importância da doação de sangue como uma prática de cidadania e solidariedade ao próximo. Por meio do projeto ‘Doador do Futuro’, o Hemopa trabalha junto às escolas públicas e privadas, com o intuito de incluir este conhecimento no setor da educação básica.
“Essa parceria entre o Hemopa e as escolas de ensino médio e fundamental é de extrema importância para conseguir atingir os adolescentes, potenciais doadores de sangue, se tornem um voluntário”, destacou Andreia Figueiredo, assistente social do Hemopa Marabá.
Adolescentes a partir de 16 anos já podem ser doadores, porém precisam estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação. Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.
Serviço: O Hemocentro Regional de Marabá fica na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do INCRA). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para mais informações é só ligar para (94) 3312-1950.