“Os doadores de sangue são essenciais neste processo de salvar vidas. Sem eles, nossa missão seria impossível”, definiu o presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), Paulo Bezerra.
A semana de comemoração ao ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’ foi além das expectativas. Entre os dias 23 e 30 de novembro, 2.842 pessoas compareceram ao Hemopa, resultando em 2.190 bolsas de sangue coletadas. Cada bolsa de sangue pode salvar, pelo menos, 4 pacientes adultos. Isso quer dizer que mais de 8.700 vidas podem ser salvas a partir das doações.
“Só temos motivos para agradecer. Toda a equipe do Hemopa se dedicou para mobilizar o máximo de doadores para este período de final de ano que é tão necessário manter o estoque abastecido. Nossa meta foi superada em 100%”, destacou Paulo Bezerra.
Este ano, a Fundação Hemopa adotou como tema o esporte e lazer como forma de incentivo à vida saudável. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), com mais de 30 Federações Paraenses esportivas, abraçaram a ideia e participaram de uma grande feira olímpica montada no pátio do Hemopa Batista Campos, no sábado de abertura, dia 23.
No dia 25, data alusiva ao doador voluntário, a Fundação Hemopa realizou homenagens especiais às entidades públicas e privadas que contribuem o ano inteiro com o estoque de sangue. Foram 20 instituições selecionadas entre forças armadas, empresas públicas e privadas e, sociedade civil organizada.
Este ano, um marco na história da Fundação, provocou comoção em todos. O Auditório da sede do Hemocentro Belém foi batizado de Osvaldo Bellarmino, o maior doador voluntário da Fundação com cerca de 200 bolsas de sangue doadas. Osvaldo Bellarmino Junior, filho do homenageado, recebeu as honras pelo pai falecido em fevereiro deste ano.
“Este foi um dia muito feliz para nossa família. Meu pai se dedicava fielmente a causa da doação de sangue. Coincidentemente, ele completaria 81 anos e assim como em todos os anos anteriores, tenho certeza que ele estaria no Hemopa, comemorando com todos”, disse, Osvaldo Bellarmino Junior.
Unidades de Coleta em Belém
Ao longo da semana, muitas caravanas se mobilizaram e compareceram às unidades de coleta Batista Campos, Shopping Pátio Belém e Shopping Castanheira
Como forma de captar doadores de outros bairros, a unidade móvel de coleta foi deslocada para a Avenida Augusto Montenegro, ficando no Detran, nos dias 27 e 28 e, no Colégio Pequeno Príncipe, no dia 30.
“Muitas vezes, nossos doadores não dispõe de um tempo grande para fazer a doação, portanto fazemos o possível para alcançar o maior número de doadores com a descentralização do serviço de coleta de sangue”, esclareceu Juciara Farias, Gerente de Captação de Doadores do Hemopa.
O processo da coleta de sangue dura cerca de 40 minutos, passando pela parte de cadastro, pré-triagem, consulta e coleta de sangue. Após a coleta, os doadores ganhavam uma blusa alusiva à data e o lanche especial.