Mais de 300 doadores compareceram para doar sangue neste final de semana

Text_2

O paraense é um povo conhecido como hospitaleiro e cheio de generosidade. E disso ninguém pode duvidar. O final de semana de coleta de sangue da Fundação Hemopa em Belém, Castanhal e Marabá, teve saldo de 325 doações, somando as três unidades.

Cada bolsa de sangue arrecadada pode ajudar até 4 pacientes, isso significa que 1300 pessoas serão beneficiadas com as doações do final de semana.

Sala de coleta movimentada no final de semana.

“nós estamos muito felizes em poder contar com o gesto de generosidade da população que está atendendo aos chamados do Hemopa em todo o Pará, através das nossas redes sociais e pelos números de marcação de doação. São os doadores voluntários que têm mantido a regularidade do estoque para atender a rede hospitalar, os pacientes oncológicos, os acidentes de emergência, enfim. Nossa prioridade é não deixar faltar sangue para quem precisa e por isso só temos que agradecer aos nossos doadores”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

Doador Rogério, durante o atendimento no Hemopa Marabá.

 

Em Marabá, um grupo da Igreja Adventista compareceu para doar. Entre eles, Rogério da Silva Pereira, 39 anos. “Ouvi na rádio que estaria aberto no sábado. Então fiquei motivado e mobilizei outros outras pessoas da Igreja para vir comigo. O nosso desejo é tá fazendo a boa obra. Hoje estamos bem de saúde e podemos doar. Amanhã pode ser a gente que esteja precisando de sangue”, destacou o voluntário.

 

Os trabalhos de higienização das unidades foram intensificados pela Fundação Hemopa para oferecer maior segurança aos doadores voluntários. A cada utilização de cadeiras, tanto na recepção quanto na sala de coleta, a equipe de limpeza passa álcool 70%. Também foi disponibilizado álcool em gel para todo cidadão que entra em uma unidade do Hemopa.

Doadora Cybelle apresenta com orgulho a carteirinha de doador de sengue.

 

 

Em Belém, a doadora Cybelle Lins que tem um sangue raro, AB positivo, compareceu para contribuir com o estoque de sangue. Ela ainda deixou um recado para todos “acho que o momento é de ajudar ao próximo e esclarecer que a doação de sangue não transmite nada, pelo contrario, a gente só doa amor ao outro”, destacou.

A Fundação Hemopa tem unidades de coleta em 9 municípios paraenses: Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí. Você pode ligar e fazer o agendamento da sua doação. Clique aqui e veja o contato da unidade mais próxima de você. Doar sangue é um ato de amor ao próximo.

Para doar:

O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).