Junho Vermelho: HRPC realiza a terceira campanha de doação de sangue

Text_2

A ação é em parceria com o Hemopa Castanhal e a meta é conseguir 100 bolsas de sangue

Nos dias 25 e 26 de junho, das 8h às 17h, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) vai realizar a sua terceira Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemopa Castanhal. A meta da campanha é conseguir 100 bolsas de sangue.

Com o tema “Vamos salvar vidas hoje”, a campanha é alusiva ao “Junho Vermelho”, mês dedicado ao incentivo à doação de sangue, com destaque ao 14 de junho, que é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Hemocentro de Castanhal, irá montar um posto de coleta dentro do HRPC. A campanha é direcionada a colaboradores, familiares de pacientes e comunidade em geral.

O objetivo é abastecer o estoque de sangue do HRPC que é referência no tratamento oncológico e transfusional na região Nordeste paraense. O Regional realiza ainda um grande número de cirurgias de alta e média complexidade, com cerca de 20 procedimentos diários, havendo, em algumas situações, a necessidade de transfusão de sangue.

O HRPC está há três anos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paraenses.

Saiba os critérios básicos para doação de sangue
– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto).
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas).

Texto: Patrícia Bahia/HRPC