Estado adota estratégias e fortalece o sistema do hemocentro que assiste às redes de saúde pública e privada, e amplia o acesso a cuidados especializados
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), referência no tratamento de doenças hematológicas no Pará, assistiu 29.148 pacientes, de janeiro a setembro deste ano, pelo programa de saúde da instituição. O governo estadual tem feito investimentos para aprimorar os serviços de saúde nas áreas de hemoglobinopatias, coagulopatias, falências medulares e outras doenças hematológicas.
A médica hematologista, Saide Sarmento Trindade, coordena o atendimento ambulatorial da Fundação Hemopa, e informa que houve um aumento de 5% no número de pacientes atendidos, impulsionado pela inclusão de novos usuários e pela implementação de protocolos de tratamento mais modernos e eficazes.
“Esses investimentos têm permitido ampliar o acesso ao tratamento de doenças como a anemia falciforme, talassemia, hemofilia e outras condições raras, melhorando a qualidade de vida de nossos pacientes”, destaca a médica Saide Trindade.
A Fundação Hemopa se destaca no cuidado de pacientes com hemoglobinopatias, a doença falciforme e a talassemia, coagulopatias, como hemofilia e a Doença de Von Willebrand. Outro campo de atuação relevante é o tratamento de falências medulares, incluindo a anemia aplásica, e doenças autoimunes como a púrpura trombocitopênica imune.
Tecnologias avançadas
A Fundação Hemopa tem sido dotada de novos equipamentos e tecnologias avançadas, o que contribui para antecipar e precisar diagnósticos. Saide Trindade ressalta que, “o objetivo é continuar garantindo um atendimento humanizado e de excelência, e esses investimentos são essenciais para que possamos seguir nessa direção”, afirma ela.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destaca a importância da modernização dos serviços da instituição. “Em 2024, nós adquirimos vários equipamentos para aumentar o parque de cobertura hemoterápica e hematológica do Pará. Entregamos seis agências transfusionais com o que há de mais avançado em termos de tecnologia para armazenamento de bolsas de sangue em seis municípios”.
“Foi uma oportunidade de estarmos ampliando a cobertura hemoterápica dentro do estado, com geladeiras de banco de sangue, centrífugas de bancada, banho-maria, fluxo laminar. Esses equipamentos fazem com que essas unidades possam atender as demandas de transfusão da rede hospitalar local”, explica Paulo Bezerra.
Aumento da cobertura da Fundação Hemopa
O Estado entregou seis novas agências transfusionais, ampliando ainda mais a cobertura do Hemopa. As novas unidades estão nos municípios de Ourilândia do Norte, Bragança, Portel, Salinópolis e Santana do Araguaia.
Belém também recebeu um novo pronto-socorro da avenida Augusto Montenegro. Além disso, em 2024, o Hemopa entregou um novo posto de coleta de sangue no Pórtico Castanheira, na Região Metropolitana de Belém. A entrega ocorreu no início deste mês de outubro, com a expectativa de aumentar as doações em cerca de 20% nos próximos meses. O novo posto está equipado com infraestrutura moderna, e facilita o acesso dos doadores.
Qualidade de vida
Para Aline Nunes Saraiva, que faz tratamento para anemia falciforme, desde o nascimento, “o investimento em equipamentos faz com que eu sinta as minhas necessidades específicas atendidas”.
“Os investimentos melhoram os procedimentos e, dependendo do equipamento, isso pode inclusive reduzir as minhas necessidades de hospitalizações, evitando complicações que requerem internações. E, vale ressaltar que, a longo prazo, isso pode resultar em economia de custos tanto para nós, pacientes, quanto para os sistemas de saúde, reduzindo gastos com internações e tratamentos de emergência. Assim, acredito que o emprego de novos equipamentos pode melhorar resultados em saúde e fornecer maior qualidade de vida para os pacientes”, disse Aline Saraiva
Serviço:
A Fundação Hemopa oferece atendimento especializado para o tratamento de doenças hematológicas, incluindo hemoglobinopatias, coagulopatias e falências medulares. A instituição também realiza coleta e distribuição de sangue para toda a rede hospitalar do Pará. Para mais informações, deve-se entrar em contato pelo WhatsApp (91) 9263-6436 ou pelas redes sociais do Hemopa, o site é o http://www.hemopa.pa.gov.br.
Por Aline Seabra (Hemopa)