Hospital Regional dos Caetés consegue mais de 80 coletas de sangue

Text_2

A parceria com o Hemonúcleo de Capanema mobilizou profissionais do HRPC, que vão ajudar mais de 300 pacientes

A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste paraense, adere à campanha de incentivo à doação de sangue da Fundação Hemopa, com o tema “Neste Carnaval, ganhe 10 no quesito solidariedade. Doe sangue. Salve vidas”, ao encaminhar funcionários para realizar o ato solidário no Hemonúcleo de Capanema (Henca), nos dias 15 e 16 (quarta e quinta-feira). Foram feitas 82 coletas de sangue, que vão beneficiar cerca de 330 pacientes internados na rede hospitalar.

Uma das voluntárias foi a técnica em Enfermagem Ana Paula Jacques, 44 anos, que é doadora de sangue há 20 anos. Ela fez a primeira coleta de sangue para sua filha, que ainda criança precisou de transfusão. “Hoje, toda minha família é doadora, meu esposo e os três filhos. Todos doam sangue, regularmente. Parabenizo a iniciativa do Hospital em incentivar os colaboradores para aderirem à campanha de doação do Hemopa. Eu levei duas amigas que nunca tinham doado, e acharam a experiência muito positiva. Elas garantiram que, a partir de agora, irão doar frequentemente”, contou Ana Paula.

O gerente e farmacêutico do Henca, Noelton Neves, ficou satisfeito com o resultado da mobilização. “O Henca vinha com algumas dificuldades de manter o estoque durante essas últimas semanas, devido às intensas chuvas de nosso inverno amazônico, às doenças associadas que inabilitam a doação de sangue temporariamente, e também por estar em obras de revitalização, promovidas pelo governo do Estado. O objetivo dessa ação é manter o estoque regular, para atender usuários que necessitem de transfusão na região”, ressaltou.

Mobilização – A estratégia de mobilização dos profissionais para doação de sangue foi conduzida pelo gerente Administrativo e Financeiro do HRPC, Juliano Botero, que coordenou a campanha de sensibilização interna na unidade hospitalar, inclusive com disponibilidade de logística para locomoção dos voluntários do Hospital até o Henca, para incentivar a doação de sangue.

“A prática de ações de responsabilidade social faz parte da nossa política de gestão, entre elas o estímulo à doação de sangue, sobretudo por gerir uma unidade hospitalar de média e alta complexidade, onde muitos pacientes necessitam de transfusão de sangue. Ficamos felizes com o saldo de coletas realizadas por nossos colaboradores em favor da vida. Agradeço a solidariedade de todos”, informou Juliano Botero.

O diretor Executivo da unidade, Marcelo Azevedo, agradeceu a disponibilidade dos funcionários para atender ao apelo da gestão e participar da campanha. “Sabemos da necessidade diária da doação de sangue para manter a regularidade do estoque do município. Por isso, montamos uma campanha interna, para que os nossos colaboradores pudessem fazer uma força-tarefa para doar sangue, principalmente nesse momento de Carnaval, onde anualmente o número de coletas diminui em todo o Brasil. Mas, graças a apoio de nossa equipe, contribuímos com as coletas que vão salvar muitas vidas”, disse o gestor.

Em 2022, o HRPC realizou 675 transfusões de sangue. Em janeiro deste ano, foram efetivadas cerca de 150 transfusões, que é referência no nordeste paraense para o tratamento de traumas de média e alta complexidade.

A campanha de doação de sangue referente ao período carnavalesco, em todas as unidades da Fundação Hemopa, prossegue até o dia 28 de fevereiro.

Quem pode doar sangue

– Apresentar documento original com foto e assinatura;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas, e

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Serviço: Hemonúcleo de Capanema (Henca). Rodovia BR-308, KM-0, s/n, Bairro São Cristóvão. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30. Contato: (91) 98568-3339.

O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Fica na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno – Ascom/HRPC