Referência para o cuidado de traumas complexos, unidade faz mais de 200 atendimentos transfusionais por mês e convida a população para campanha
Na manhã desta quarta-feira, 12, colaboradores do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, receberam um treinamento para sensibilizar outras pessoas para a doação de sangue. A iniciativa visa aumentar os estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), órgão responsável por direcionar bolsas para a unidade hospitalar que, mensalmente, realiza 230 atendimentos transfusionais e é referência no Norte do Brasil para o tratamento de traumas de alta complexidade.
Para manter a regularidade do estoque de sangue, o HMUE realizará, nos dias 25 e 26 de julho, terça-feira e quarta-feira, a campanha “Seja o herói de alguém. Doe sangue!”, das 8h às 16h, para colaboradores do hospital e também comunidade externa.
“Esse é um momento de ampliar a nossa corrente do bem, doar sangue é isso, uma corrente solidária que ajuda a salvar vidas de diversas pessoas, tanto aqui no Hospital Metropolitano quanto em outras unidades. Por tanto, fazemos esse convite: venham doar e sejam o herói de alguém”, incentiva o diretor assistencial do Hospital Metropolitano, Clóvis Guse.
“Nossa expectativa é que a campanha gere efeitos positivos. Com ela, conseguiremos contribuir para o aumento do número de doações, estimular as pessoas sobre como proceder para realizar esse ato heróico e efetivar este ato solidário”, comenta Fabrício Lopes, supervisor da Agência Transfusional da unidade.
Passo a passo para doar – Nos dois dias, a coleta de sangue será realizada em uma sala montada dentro do HMUE e também na unidade móvel da Fundação, para garantir a agilidade no atendimento aos voluntários, tanto os que atuam no Metropolitano quanto acompanhantes de pacientes e comunidade externa.
Os interessados em participar da campanha já podem realizar um breve cadastro. Para isso, basta clicar no link e preencher o formulário com apenas três perguntas.
Critérios:
– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.
Mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Estrutura – Pertencente à rede de saúde pública do Governo do Pará, o Hospital Metropolitano é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e atua como principal referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
Por Alberto Dergan (HMUE)