Campanha vai contribuir com mais de 160 pacientes internados na unidade hospitalar que realiza cerca de 200 transfusões todos os meses
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade que pertence à rede de saúde pública do Estado do Pará, realizou mais uma caravana de doação de sangue, em colaboração com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Ação buscou potencializar o estoque de sangue do Estado no período, durante a ação ocorrida nos turnos manhã e tarde da quarta-feira (24/07) e conseguiu coletar mais de 40 bolsas de sangue, que devem beneficiar 164 pessoas em todo o Pará.
A iniciativa reforça o compromisso de corresponsabilidade com a saúde pública e o bem-estar da população. Marcela Ribeiro, assistente social do Hemopa, destacou a importância da parceria com a HMUE para estimular as doações, especialmente durante as férias.
“No mês de julho, muitas pessoas viajam, e as unidades de coleta da Fundação Hemopa acabam ficando vazias. Por outro lado, as unidades hospitalares que fazem o atendimento de pacientes que precisam de transfusão de sangue continuam contando com o gesto solidário da doação. Assim, para ajudar a manter o estoque abastecido, essas parcerias com as unidades hospitalares são muito importantes, mesmo porque é a oportunidade que o colaborador tem em participar, junto com seus amigos, de trabalho, dessa ação solidária, que com certeza salva vidas”, pontua.
Doadora regular de sangue, a técnica de enfermagem Alessandra Lima diz que a motivação para a doação é ter a certeza que muitas pessoas serão impactadas com o gesto altruísta.
“Eu comecei a doar sangue após vivenciar a necessidade de uma pessoa querida e próxima a mim. Naquela situação pude ver como uma única doação pode fazer a diferença para diversas pessoas. É um gesto pequeno que pode ter um impacto enorme na vida de quem precisa e, além disso, é uma oportunidade de dar esperança e conforto a quem enfrenta um momento difícil”, comentou, Alessandra.
Benefício
Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas, fazendo com que internados vivam por mais tempo e com mais qualidade.
“Todos os anos o Metropolitano reforça a necessidade dessa corresponsabilidade das equipes à frente da participação das campanhas de doação. Com isso, conseguimos fortalecer o banco do Estado e garantir que nossos pacientes estejam seguros, se necessitarem de transfusões”, pontua o diretor executivo do Hospital Metropolitano, Marcelo Azevedo.
Critérios para doar sangue:
– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.
*Mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Estrutura – Oferecendo tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMUE dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras), e leitos de UTI.
Somente em 2023, cerca de 700 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, foram ofertados a pacientes de municípios da Região Metropolitana, de outras regiões, e até de outros Estados.