Hospital Jean Bitar registra mais de 237 mil atendimentos à população neste semestre

Text_2

Nos atendimentos mais relevantes, se destacam os 38.875 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.615 internações, 2.053 cirurgias, 188.672 exames gerais e 6.525 sessões multiprofissionai

O Hospital Jean Bitar (HJB), localizado em Belém, fechou o primeiro semestre de 2024 mantendo a qualidade, segurança e humanização na prestação de serviços aos seus usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. Pertencente ao Governo do Estado, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e garantiu 237.740 atendimentos mais relevantes, que culminou em mais de 97% de satisfação dos usuários.

Nos atendimentos mais relevantes da unidade hospitalar, se destacam os 38.875 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.615 internações, 2.053 cirurgias, 188.672 exames gerais e 6.525 sessões multiprofissionais.

Com foco na melhoria contínua da assistência prestada aos seus usuários, a gestão do HJB, destaca alguns os avanços e realizações só no primeiro semestre deste ano, entre elas:

– Abertura de nova Sala Cirúrgica, com o recebimento de novos equipamentos doados por entidade filantrópica para compor o Centro Cirúrgico, beneficiando ainda mais os seus usuários.

– Manutenção do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), Nível II, conhecido como Acreditação Plena. Esta conquista destaca-se como um dos mais significativos reconhecimentos de qualidade e segurança no setor da saúde do Brasil.

– Campanhas de doação de sangue, beneficiando cerca de 660 pacientes, com a manutenção do estoque de sangue da Fundação Hemopa, que atende as demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada do Pará.

– Ações educativas ambientais e projetos sustentáveis desenvolvidos pela unidade hospitalar com o intuito de preservar o meio ambiente em suas mais diversas formas de vida.

– Pelo 6º ano consecutivo a unidade hospitalar é reconhecida nacionalmente pelo seu padrão de qualidade na produção de alimentação saudável, com a conquista do selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes / USP (FUPAM).

– Campanha de doação de roupas plus size e donativos em geral para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Vanessa de Cassia, 40 anos, técnica em máquina copiadora, da cidade de Igarapé-Açu, é paciente do programa “Obesidade Zero” e está em reta final das avaliações pré-operatórias, para a realização da cirurgia bariátrica. “Eu sou usuária e a minha mãe também, que é diabética. Aqui tem uma excelente equipe médica. Sabemos que a obesidade é uma doença. Eu já cheguei a pesar 121 kg e entrei no programa por uma questão de saúde, pois a diabetes na minha família é genética. Hoje com 40 anos, minha glicose elevada, foi um start para eu mudar tudo isso. Então, não estou aqui apenas pela estética. Quero um futuro com mais saúde”.

O diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, agradeceu pelas realizações na unidade hospitalar e disse que, agora, a meta é conquistar o nível III de excelência. “Como diretor-executivo do Hospital Jean Bitar, gostaria de expressar minha profunda gratidão e reconhecimento a todos os colaboradores pelo excepcional desempenho e pelas conquistas alcançadas no primeiro semestre deste ano. Estamos extremamente orgulhosos das melhorias significativas em nossos serviços e da renovação da certificação ONA II. Essas realizações são a prova do nosso compromisso com a excelência na prestação de cuidados de saúde e com a segurança dos nossos pacientes. Juntos, somos capazes de alcançar ainda mais conquistas”, concluiu o gestor.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB