Ana e Letícia Favacho (foto acima) são mais que primas, são amigas para todas as horas. Cresceram juntas e por isso compartilham momentos importantes uma da vida da outra. Em 2018, decidiram marcar mais um evento na trajetória: viraram doadoras de sangue juntas.
“A gente tava em casa e depois de ver uma notícia chamando para doar sangue, decidimos ir juntas ao Hemopa para fazer a nossa doação”, disse Ana Favacho, que tem 20 anos.
Nesta terça-feira (20), Dia do Amigo, as duas compareceram ao Hemopa, em Belém, e deixaram mais duas bolsas de sangue para o estoque. “Pra mim, doação é um ato de amor. Então a gente se sente muito bem fazendo isso. Se a gente está com saúde e pode ajudar, porquê não fazer, não é?!”, destacou Letícia Favacho, 23 anos.
No Hemopa Castanhal, mais ação solidaria entre amigos. A auxiliar de cozinha, Shirley Silva, 24 anos, marcou o encontro com dois amigos, Welliton Alencar e Elenilde Brito, ambos de 25 anos.
“Eu comecei a doar por influência do meu pai. E todas as vezes que vinha doar, convidava meu amigo Welliton. E hoje a gente trouxe mais uma amiga, a Elenilde. É um gesto tão legal que sempre desejo que outras pessoas tenham esta iniciativa de doar e também trazer seus amigos”, disse Shirley.

Para a causa da doação de sangue, quanto maior a corrente de amigos presentes, mais vidas serão salvas. Uma bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pacientes internados na rede hospitalar.
Para doar é muito simples. O voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. Precisa pesar mais de 50 kg, estar saudável e bem alimentado antes de ir à unidade de coleta do Hemopa.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 pode voltar a doar. Basta esperar 30 dias após a cura. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina contra Influenza e a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.