HJB recebe certificado por promover doação de sangue que atendeu mais de 2 mil pacientes

Text_2

As campanhas de doação de sangue realizadas pelo Jean Bitar, ao longo de 2023, somaram 575 coletas

O Hospital Jean Bitar (HJB) recebeu o Certificado de Solidariedade da Fundação Hemopa após promover uma campanha de doação de sangue que atendeu mais de 2 mil pacientes. O ato de solidariedade ocorreu em alusão a homenagem aos Doadores Voluntários de Sangue, em novembro e o Hemopa contemplou instituições parcerias que atuam na promoção deste ato. Além do certificado, o hospital recebeu brindes que foram sorteados entre os colaboradores doadores de sangue da unidade hospitalar.

As campanhas de doação de sangue realizadas pelo Jean Bitar, ao longo deste ano, somaram 575 coletas que beneficiaram cerca de 2.300 pacientes internados na rede hospitalar. Essas ações estratégicas são organizadas pela responsável técnica da Agência Transfusional (AT) do hospital, com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Neste ano, já foram realizadas 656 transfusões em pacientes internados na unidade hospitalar.

Agência Transfusional que fica dentro do hospital

De acordo com a biomédica, Alyne Pardauil, coordenadora da Agência Transfusional, o Hospital Jean Bitar tem uma média de 100 colaboradores que são doadores de sangue. A profissional ressalta ainda que, associado às campanhas de incentivo à doação sangue, a unidade hospitalar desenvolve também, a captação beira leito, durante todo o ano, junto aos familiares dos usuários do HJB.

Alyne reforça que as unidades hospitalares possuem uma grande responsabilidade em garantir que o estoque de sangue da hemorrede estadual esteja sempre dentro da média necessária para atender a população em geral. “Todos precisam entender sua importância para um trabalho de captação efetivo e também para o gerenciamento do hemocomponente. A reposição do estoque através das campanhas colabora significamente para o abastecimento das unidades hospitalares, porém também se faz necessário garantir o uso racional de sangue de modo que os pacientes não deixem de receber transfusão quando necessário”.

Mural homenageando doadores da campanha deste ano

Os voluntários que participaram da campanha de doação de sangue do HJB, também receberam uma homenagem, como forma de parabenizar e agradecer a todos pela solidariedade e amor ao próximo.

Entre os pacientes internados no Jean Bitar, que receberam a transfusão de sangue, oferecida pela Agência Transfusional, a idosa de 67 anos, Raimunda Macedo, destacou a importância da doação de sangue. “Doar sangue é um gesto de solidariedade e que ajuda a salvar vidas. As pessoas que ainda não doaram, façam a sua parte, pois estarão ajudando os hospitais e as pessoas que necessitam de sangue para sobreviver”, comentou a paciente esteve internada no hospital para tratamento de uma hemorragia digestiva.

Para a colaboradora e técnica de enfermagem, Ana Carla Dantas, 23 anos, a doação é um ato  de amor ao próximo. “É um ato nobre que salva muitas vidas. Nós que atuamos na área da saúde vivenciamos as necessidades transfusionais de pacientes. Inclusive, comecei a doar sangue nas campanhas do HJB e desde então não parei mais, pois sei da importância”.

Serviço: O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB