O Hemocentro Regional de Santarém aproveitou o inicio de ano letivo das escolas para trabalhar os projetos Educação em Saúde e Doador do Futuro que têm como finalidade apresentar a importância da prática da doação de sangue para a sociedade.
Como parte da programação, a equipe técnica do Hemopa Santarém vai até as escolas para ministrar palestras sobre o trabalho desenvolvido pelo Hemocentro. Já em outro momento, a escola vai até ao Hemopa para conhecer in loco como funciona o ciclo do sangue, fazendo um Hemotur pelos setores de coleta e de laboratórios.
“Essas visitas despertam e reforçam a necessidade de se criar bons hábitos e ter um estilo de vida saudável. E quando os estudantes realizam um Hemotur e conhecem o ciclo do sangue, eles abraçam a causa da doação de sangue e medula óssea. E é nesta hora que nasce um doador do futuro”, ressaltou Telma Suanne, assistente social do Hemopa Santarém.
Carina Ribeiro é estudante e tem 16 anos. Ela ficou encantada com o que conheceu durante a atividade de Hemotur dentro do Hemocentro. “Foi muito interessante, pois estudamos em biologia essa questão do ciclo do sangue. Mas quando a gente conhece de perto, a gente se sensibiliza e dá vontade de doar e de conversar com outras pessoas para vir doar. A gente só ouvir falar em doação lá fora é bem diferente de quando a gente conhece a necessidade aqui dentro”, disse a futura doadora que prometeu voltar com os responsáveis para se tornar uma doadora de sangue.
A professora Caroline Araújo estava acompanhando o grupo de estudantes e também ficou sensibilizada. E como resultado positivo, o Hemopa ganhou mais uma doadora de sangue. “Esta foi a minha primeira doação e foi uma das melhores experiências que já tive. A sensação de poder ajudar a salvar vidas, foi uma das mais recompensadoras. E agora pretendo voltar mais vezes”, disse a professora.
Para ser um doador é precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). No momento do cadastro, o voluntário também deve expressar a vontade de ser um doador de medula óssea, pois será feito um cadastro diferenciado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
O atendimento do Hemocentro de Santarém é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. A unidade está localizada na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). Para mais informações é só ligar para (93) 3524-7550