Hemopa Santarém recebe um pedido especial

Text_2
Hilma com o fantoche Zequinha

O Zequinha chegou no Hemocentro Regional de Santarém com um pedido muito especial: “Por favor, ajudem a salvar a minha amiguinha que está no hospital internada. Ela precisa de sangue. Vamos doar?”. O Zequinha, que é conduzido pela Hilma Oliveira, é um fantoche que faz parte do grupo de voluntários ‘Doadores de Vida’.

É desta forma lúdica que a enfermeira Claudia Pereira, coordenadora do grupo, mobiliza amigos e familiares para a doação de sangue, na cidade de Santarém. “O nosso objetivo maior é contribuir. Por mais que sejam poucas pessoas, nós comparecemos e oficializamos essa forma de ajudar ao próximo”, destacou a voluntária.

De acordo a assistente social do Hemocentro de Santarém, Telma Suanne, pelo menos duas vezes no ano a unidade recebe o grupo ‘Doadores de Vida’. “E eles são tão animados que além de ajudar a compor o estoque de sangue, também animam o ambiente trazendo a prática lúdica do teatro com bonecos’,

O Hemopa Santarém abastece a rede hospitalar da região sudoeste do estado do Pará, além das Agências Transfusionais. A mais recente AT inaugurada foi do município de Uruará que possui estrutura moderna e vai ampliar o atendimento hemoterápico na região.

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

O atendimento no Hemocentro de Santarém é realizado de segunda a sexta, das 7h às 12h30. O voluntário pode agendar a doação pelo telefone (93) 3524-7550 ou comparecer e ser atendido por ordem de chegada. A unidade fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).