As campanhas de verão do Hemopa, realizadas neste mês de julho, contam com a parceria de instituições públicas e privadas para manter o estoque de sangue da hemorrede estadual
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, a ação externa de coleta de sangue com a unidade móvel no 8º Batalhão de Suprimento de Selva (8º B Sup Sl), em Belém. As campanhas de verão do Hemopa, realizadas neste mês de julho, contam com a parceria de instituições públicas e privadas para manter o estoque de sangue da hemorrede estadual.
A assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel, destacou a importância da parceria. “É um grande parceiro da causa, fomenta a cultura da doação entre os militares, que são doadores de sangue regulares. Nossa expectativa é atender cerca de 60 voluntários, o que vai contribuir para a manutenção do estoque de sangue para o último final de semana de julho”, afirmou.
A tenente Almeida, responsável pela coordenação dos militares doadores, ressaltou que a equipe está sempre disposta a contribuir. “O 8º Batalhão de Suprimento de Selva participou da campanha para contribuir com a sociedade e promover valores como empatia, responsabilidade e civismo entre os militares. Além disso, busca estreitar laços com a sociedade e instituições públicas, como o Hemopa, que mantém os bancos de sangue durante o aumento da demanda nas férias”, salientou.
A sargento Mila Silva que doava sangue pela primeira vez, contou que seu marido foi o maior incentivador para a doação. “Além disso, saber que eu poderia salvar quatro vidas me motivou ainda mais. Foi minha primeira vez, e a experiência foi tranquila: não doeu, durou menos de dez minutos e foi bem rápida. Me sinto realizada por poder ajudar outras pessoas”, complemento Silva.
Para doar sangue, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal).
- Pesar mais de 50 quilos.
- Estar bem alimentado (não deve estar em jejum).
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação.
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
- Respeitar o intervalo entre doações: dois meses para homens e três meses para mulheres.
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, com um intervalo de dois dias após a vacina Coronavac e sete dias após outras vacinas.
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Serviço – Instituições interessadas em parcerias para promover a doação voluntária de sangue podem contatar a Gerência de Captação de Doadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (91) 3217-7050 ou (91) 99263-6436.
Por Aline Seabra (Hemopa)