Colaboradores da empresa reuniram-se na sede da Instituição, em Belém.
Na última sexta (23) a Fundação Hemopa recebeu uma visita de um grupo de colaboradores da empresa Edenred, especializada em soluções de pagamentos. Essa ação faz parte do projeto Ideal Day, promovido pela companhia com uma série de movimentações voluntárias de solidariedade em todas as unidades do grupo ao redor do mundo. A caravana tomou lugar no prédio do hemocentro coordenador.
Essa iniciativa tem como objetivo incentivar uma agenda de responsabilidade social corporativa adotada pela empresa e protagonizada por seus colaboradores. Lorena Diniz, especialista em recebíveis e assistente de atendimento da Edenred Diniz reforçou essa integração entre setor público e privado. “Eu acho bem importante essa conscientização, até mesmo entre os colaboradores. Toda semana somos lembrados da importância de estar doando sangue, doando roupas, alimentos, então a empresa produz muitas dessas ações pra gente entrar em contato com a comunidade. Não só em locais onde a empresa está inserida, mas também em outras partes do país, outros estados. Então, essa semana está sendo dedicada completamente a divulgação dessa campanha de conscientização e solidariedade”, disse a profissional.
Essa colaboração foi importante tanto para a fundação, quanto para os colaboradores da companhia, uma vez que eles puderam contribuir para comunidade local, por meio da doação de sangue, ato esse que carrega a responsabilidade social.
João Gregório é administrador e assistente da companhia e comenta um pouco sobre essa ação. “Assim, o pós-pandemia trouxe uma consciência que muitos antes, por vezes não tinham. Não tinham o senso de pertencimento coletivo, do sentido de querer abraçar o próximo, de querer mudar as coisas, tem o ideal de fato de mudança. E assim, um ato tão simples como doar sangue é, de fato, doar um pouco de vida ao outro. Gente que perdeu tanta gente querida, poder abraçar dessa forma, poder entregar um pouco de si pro próximo, eu acho que é um dos maiores pontos de solidariedade que a gente pode ter. A palavra é essa: doar sangue é solidariedade pura, na essência. Quando você ajuda o próximo com tão pouco, você pode fazer, e ajuda muito, salva de fato vidas. Então, ações como essas são de extrema importância e nos trazem uma alegria de estar aqui, exatamente, podendo ajudar”, concluiu o doador.
Critérios para a doação de sangue: A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Serviço:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva