Hemopa recebe campanha solidária do Senac

Text_2

Os alunos também realizaram uma visita técnica nas instalações da Fundação

Nesta segunda-feira (11) a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu a campanha de doação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além da captação de doadores, a iniciativa teve como objetivo a realização de uma visita técnica às instalações do Hemocentro, com o tradicional Hemotur.

Por meio da visita técnica, os alunos de Atendente de Farmácia e Técnico em Enfermagem tiveram a oportunidade de presenciar todos os processos de doação de sangue desde o cadastro,  triagem clínica e laboratorial,  coleta de sangue até as etapas de armazenamento e distribuição das bolsas. O estímulo à doação de sangue e a aproximação dos alunos da área de saúde com os processos técnicos que envolvem a transfusão é importante para o amadurecimento profissional desses indivíduos. 

Glaucevanderson de Morais, é estudante de psicologia e atualmente faz o curso de atendente de farmácia no Senac. Ele é doador de sangue há seis anos e demonstra apoio ao ato solidário. “Já aconteceu de alguns familiares meus precisarem de sangue e não tinha no hospital onde eles estavam, por isso eu percebi a importância de continuar a realizar a doação. Para as pessoas que já doam, não parem de doar. Muitas pessoas contam com você nessa luta”, conta o estudante.

O Senac é uma das principais entidades parceiras do Hemopa e por meio da ação solidária realizada, é possível fortalecer o compromisso com a agenda de responsabilidade social prevista pelas instituições de ensino no Brasil. Com mais de 120 cursos presenciais e à distância, o Senac é referência na educação profissionalizante com reconhecimento de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). 

Marília Jordano é farmacêutica, coordenadora e instrutora do curso de Técnico em Enfermagem do Senac. Ela foi responsável por auxiliar os alunos ao longo da visita técnica e fala do impacto dessa iniciativa. “O corpo de saúde do Senac é muito conciso, a Farmácia e a Enfermagem trabalham de forma muito consciente. Então, procuramos trazer aos alunos, não só para eles entenderem a importância dessa doação, mas escolhemos uma instituição que pode somar para alguma competência desses futuros profissionais”, comenta a professora.

Texto: Ascom/Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária)