Uma manhã de quinta-feira (14) cheia de esperança. Integrantes do time de futebol de bairro ‘União da Condor’ chegaram ao Hemopa, em Belém, para fazerem doação de sangue e, assim, abastecer o estoque.
Esta ação faz parte do projeto ‘Caravana Solidária’ da Fundação Hemopa, que incentiva e mobiliza pequenos grupos de pessoas a doarem sangue. O Hemopa oferece um micro-ônibus para buscar e levar o grupo, atuando com 50% da capacidade do coletivo para obedecer o distanciamento entre os voluntários.
Antônio Pinheiro, administrador e doador de sangue há cinco anos, estava na Caravana Solidária com os colegas de time. “Foi uma ação muito positiva. E também é uma forma de estarmos interagindo entre os amigos da equipe. Lógico que com todos os cuidados e recomendações de distanciamento. Estamos muito felizes em poder fazer essa ação coletiva para o bem”, destacou.
Caravana Solidária
Como funciona? As caravanas devem ser cadastradas via contato telefônico com a equipe da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa pelo (91) 31106519. Será marcado dia e horário para o Hemopa enviar um micro-ônibus para buscar a caravana. Após a doação, todos são levados de volta para o local de origem.
A ação é voltada para grupos pequenos de pessoas, pois é necessário manter a distância entre as poltronas do micro-ônibus. Além disso, o transporte passa por higienização rigorosa entre as viagens realizadas e ainda conta com disposição de álcool em gel para os voluntários, durante o trajeto. A ação vale para condomínios, empresas públicas e privadas, associações comunitárias, Igrejas, grupo de amigos, entre outros.
Para se candidatar à doação de sangue o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).