A capacitação de auditores foi realizada como primeiro passo para o processo de Auditoria interna da Fundação em 2024
No dia 29 de maio a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou a certificação dos colaboradores voluntários do Programa de Auditoria Interna da Fundação. No ano de 2024 os esforços do Núcleo de Qualidade foram direcionados a capacitação dos auditores já cadastrados por meio de palestras que buscam o aprimoramento de suas habilidades em gestão e regulamentação dos procedimentos internos.
O processo de capacitação de voluntários faz parte do planejamento da auditoria realizada todos os anos e que tem como objetivo a garantia da qualidade dos serviços e a manutenção da transparência bem como o aprimoramento dos processos internos de gestão da Fundação. Além de ser integralmente responsável por essa qualificação, o Hemocentro Coordenador em Belém também desloca auditores selecionados para a realização desse levantamento de dados nas unidades regionais de toda a Hemorrede estadual
Os auditores agem como consultores estratégicos que auxiliam o desenvolvimento anual de políticas corretivas e preventivas das equipes multiprofissionais da instituição. Ao fim de cada ciclo de auditoria, são elaborados relatórios que serão repassados e analisados pela alta administração da Fundação Hemopa afim de discutir o desempenho de cada setor.
Ao longo da qualificação, os convocados recebem suporte pedagógico como sessões informativas ministradas por profissionais do Hemopa. Esse ano, o biomédico Maurício Palmeira foi responsável por orientar esses voluntários acerca dos processos legislativos aplicados às práticas de gestão da hemoterapia e hematologia. Dentre os 25 auditores convocados, 18 receberam a certificação que os capacita para o programa de auditoria em 2024.
A assessora da Qualidade, Planejamento e Gestão da Fundação, Lígia Garcia, comenta mais sobre o processo de auditoria o qual age em prol da garantia da eficiência operacional e o aprimoramento dos serviços oferecidos no Hemopa “A qualidade faz o planejamento anual e designa um espaço só para tratar da auditoria interna da qualidade, então a gente faz primeiro a ação de capacitação ou de formação de auditores. Tem anos que a gente faz a formação de novos auditores e aí esses novos candidatos, têm que ter todo o perfil que é requerido pelo Núcleo da Qualidade. Esse é um trabalho voluntário não remunerado, mas em compensação eles ficam com expertise em gestão”, diz a servidora.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Cunha