Hemopa promove campanha de doação de sangue em parceria com a Uepa

Text_2

Ação foi no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará, no bairro do Marco, em Belém 

Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu uma campanha de doação de sangue nesta quarta-feira (21) no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizada no bairro do Marco, em Belém. A iniciativa deve ajudar 320 pessoas, e equivale a 80 bolsas coletadas.

Assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel: “A adesão dos universitários é sempre boa”

A Hemopa destaca que as campanhas em parceria de instituições públicas e privadas, visam contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual. “A campanha realizada na Uepa atende a uma solicitação do Hemopa para o fortalecimento do estoque de sangue. A estimativa é de que 80 voluntários participem da doação. A adesão dos alunos é sempre muito positiva, o que nos garante a coleta de um número significativo de bolsas de sangue”, afirmou a assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel.

Coordenadora de Ensino e Serviço da Uepa, Lidiane Vasconcelos: “uma ação que serve de exemplo”

A coordenadora de Ensino e Serviço da Uepa, Lidiane Vasconcelos, destacou a responsabilidade social da universidade, especialmente por possuir cursos na área da saúde, e enfatizou a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade essencial para salvar vidas. “Sabemos que o sangue é algo que não pode ser produzido em outro lugar, apenas através da doação é possível obtê-lo. Nossa expectativa é que haja uma forte adesão à campanha por parte de funcionários, alunos e colaboradores, que possamos servir de exemplo para a sociedade sobre a importância da doação,” ressaltou Lidiane.

Estudante do curdo de fonoaudiologia da Uepa, Stephany Magalhães: “Eu achei legal, todos foram receptivos”

A acadêmica de fonoaudiologia da Uepa, Stephanie Magalhães, que já havia doado sangue uma vez, descreve sua experiência como gratificante e conta que o sentimento de poder ajudar outras pessoas a motivou a retornar para uma nova doação. “Eu achei muito legal, todo mundo foi muito receptivo, e isso fez com que eu me sentisse segura em voltar e ajudar cada vez mais pessoas com o meu sangue,” disse Stephanie. 

Ao comparar sua primeira doação com a atual, ela destacou o acolhimento dos profissionais e a segurança que sentiu em todo o processo, o que a encorajou a continuar doando. “Saber que minha doação pode salvar até quatro vidas me enche de gratidão,” completou.

Serviço – Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 280 8118. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 8h às 18h; Sábado: 8h às 17h. 

Requisitos para doar sangue:
– Documentação: Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte). Documentos digitais oficiais também são aceitos;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 kg;
– Estar bem alimentado (não estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
– Intervalo entre doações: Homens: 2 meses / Mulheres: 3 meses.

*Por Aline Seabra, com informações de Rafael Dias (estagiário) / Ascom Hemopa