Hemopa mobiliza jovens de Escola Estadual em campanha de doação de sangue em parceria com a Seduc

Nos dias 2 e 3 de outubro, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, realizou uma campanha de doação de sangue que mobilizou mais de 275 alunos. A ação faz parte do Projeto “Doador do Futuro”, que busca conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue e com isso, ampliar a rede de doadores no Pará.

A campanha incluiu palestras de conscientização e uma estrutura montada diretamente na escola, como forma de facilitar o acesso à doação para os alunos e comunidade. Vanessa Pimentel, assistente social do Hemopa, ressaltou o valor da iniciativa. “Trazer a campanha para dentro das escolas é fundamental para fortalecer a cultura da doação de sangue entre os jovens. Esse engajamento desde cedo é o que garante futuros doadores. Ficamos felizes em ver o entusiasmo e participação dos alunos”.

Keila Cristiane Paixão de Oliveira

Entre os doadores, Keila Cristiane Paixão de Oliveira, de 41 anos, mãe de uma aluna da escola, fez sua primeira doação e destacou a facilidade proporcionada pela ação. “Foi um incentivo muito grande a vinda do Hemopa até aqui, facilitou muito devido à rotina de trabalho. Às vezes não percebemos que é uma coisa tão simples. Gostei muito.”

Estudante do segundo ano do ensino médio, Sofia Costa também se orgulha do gesto de doação

Sofia Costa, de 16 anos, aluna do 2º ano, também doou sangue pela primeira vez e compartilhou sua experiência. “Eu estava um pouco nervosa devido à agulha, mas foi tranquilo. Achei que ia doer mais, mas foi tudo normal.”

A ação visa incentivar não apenas a doação imediata, mas também criar uma geração de doadores conscientes, reforçando a importância desse gesto voluntário e solidário.

Serviço – Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade precisam de autorização dos pais.

Texto: Beatriz de Nazaré (estagiária), sob supervisão de Aline Seabra – Ascom/Hemopa.