Hemopa lança campanha junina para abastecer seu banco de sangue

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza campanha “Junho Solidário – No arraiá do Hemopa tem festa e doação de sangue”, neste sábado 8, e se estenderá até o dia 14 deste mês, com o intuito de reforçar o banco de sangue e garantir assistência integral às demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada do Estado, que atualmente é formada com mais de 200 hospitais de baixa, média e alta complexidade.

A meta de coleta na abertura da ação estratégica será de 400 doações de sangue. O evento será realizado no pátio frontal do hemocentro e contará com parceria de várias instituições públicas e privadas, com apresentação de danças folclóricas por alunos de escolas públicas e privadas que fazem parte do projeto “Doador do Futuro”, Arrastão do Boi Pavulagem, oficina de customização de camisetas da campanha, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama); e doação de sangue de voluntários do projeto “Caravana Solidária”.

A campanha “Junho Solidário” vai absorver várias datas comemorativas do período, entre eles, o Dia Mundial do Doador de Sangue, festejado dia 14, além da adesão do Hemocentro paraense ao movimento nacional de “Junho Vermelho” para homenagear dos doadores voluntários de sangue e incentivar o ato solidário em quem ainda não efetivou esse ato de generosidade com o próximo.

Junho Vermelho – A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Ainda segundo o MS, no Brasil, a doação de sangue é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Em Belém o percentual desse segmento é de 48%. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens.

Importância da doação de sangue – O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Hemorrede paraense – Formada pelos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; Hemonúclos de Altamira,  Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Capanema; além de 44 Agências Transfusionais (AT). A campanha junina está sendo realizada por todas as unidades com exceção das AT´s.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.