O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da doação de sangue, promovendo empatia e solidariedade
Neste sábado, 16, a Fundação Hemopa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou uma mobilização na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Raymundo Martins Viana, em Belém, para incentivar a doação de sangue entre jovens. A ação em comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, resultou na coleta de 69 bolsas de sangue, beneficiando diretamente 276 pacientes que necessitam de transfusões.
Engajamento Estudantil – A campanha integrou uma das tarefas da Gincana Cultural e Solidária Raimundo Martins Viana 2024, coordenada pela professora de Língua Portuguesa, Tânia Monteiro. De acordo com a coordenadora, o objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da doação de sangue, promovendo empatia e solidariedade.
“A campanha faz parte de uma das tarefas da nossa Gincana Cultural e Solidária Raimundo Martins Viana 2024. O objetivo é despertar nos alunos a conscientização em relação à doação de sangue, estimulando neles o sentimento de empatia e solidariedade. Queremos que, ao serem estimulados a essa primeira doação, os alunos se tornem doadores frequentes,” explicou Tânia Monteiro.
Vanessa Pimentel, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou a importância dessa ação: “Essa campanha na escola contribuiu para o estoque do período do feriado, além de compor a programação da gincana solidária da própria instituição.”
Resultados – A ação contou com a participação de 88 pessoas, resultando em 69 bolsas de sangue coletadas. Cada bolsa beneficia até quatro pacientes, o que significa que aproximadamente 276 pessoas serão atendidas graças a essa mobilização.
Entre os participantes estavam Josiane Borges Fonseca e Kamilly Tavares Gaia, alunas da EEEM Raymundo Martins Viana que decidiram doar sangue pela primeira vez.
“Eu sempre quis doar, mas, por medo, acabava adiando. Quando as pessoas vieram à escola e falaram sobre a importância da doação, me senti motivada e criei coragem de doar pela primeira vez. A experiência foi boa, deu tudo certo.”
Kamilly, de 18 anos, que trabalha em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), contou que sua motivação veio das situações que presencia no trabalho. “O que me incentivou a doar sangue foi porque, trabalhando na UPA, vejo muitas pessoas que precisam de doador e não têm. Quando soube da campanha na escola, pensei: vou doar para salvar vidas. Eu quero ser uma salvadora de vidas, ajudar alguém. É minha primeira vez doando.”
As mobilizações para a campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue continuarão até o final de novembro, com novas campanhas de coleta em outras escolas e unidades móveis espalhadas pela cidade. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação com foto.
Serviço – Para agendar uma campanha em sua instituição, basta entrar em contato com a equipe do Hemopa pelo telefone (91) 3110-6500 ou pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br. A Fundação Hemopa oferece todo o suporte necessário, incluindo palestras educativas, unidades móveis de coleta e equipe especializada para realizar as doações com segurança.
Por Aline Seabra (Hemopa)