Hemopa firma parcerias para regularizar estoque sangue

Text_2

Com o intuito de manter a regularidade do estoque de sangue em Belém, a gestão da Fundação Hemopa, por meio da Gerência de Captação de Doadores, promove ações internas e externas com instituições parceiras a partir desta quinta-feira (10).

No período de 10 a 12 de março, de 8h às 18h, na sede do Hemopa, haverá a ação estratégica de incentivo à doação de sangue em parceria com atletas de artes marciais e que tem como tema “II Campanha de doação de sangue. Artes Marciais juntas por um só objetivo: salvar vidas!”. A mobilização envolverá lutadores das seguintes modalidade: MMA, karatê, judô, taekwondo, muay thai , jiu jitsu, boxe, luta marajoara, krav magá, além de familiares e amigos, que serão encaminhados para coleta de sangue na sede do Hemopa, na Batista Campos.

Campanha externa

No dia 11, a Fundação Hemopa realizará o campanha de doação de sangue do projeto “Trote Solidário”, em parceria com a direção do Campus da Unama, no Parque Shopping, de 8h às 17h, visando a coleta de sangue de calouros do estabelecimento de ensino.

Assembleia de Deus

No próximo sábado (12) está agendada a campanha em parceria com voluntários da Assembleia de Deus, Campus Cidade Nova- ADCIM, de 8h às 16h. É a IV edição da ação organizada pelo serviço social da Igreja, localizada na Cidade Nova 3, SN 6, n° 100. A campanha tem como tema: “Um simples gesto pode gerar um milhão de sorrisos”.

A doação de sangue é rápida e simples. Uma bolsa doada pode beneficiar até quatro pacientes na rede hospitalar. 

Para doar sangue , os voluntários precisam seguir os critérios básicos:

•         Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

•         Estar bem alimentado;

•         Pesar mais de 50 kg;

•         Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas  basta esperar sete dias após cada dose.

É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.