Hemopa faz roda de conversa com Juraci Siqueira e incentiva leitura entre pacientes

Text_2

Escritor, poeta e contista paraense é um dos homenageados da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, de 17 a 25 deste mês no Hangar

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, na quarta-feira (7), uma roda de conversa com o escritor paraense Juraci Siqueira, na sede da Fundação, localizada no bairro Batista Campos, em Belém. O evento contou com a presença de pacientes do Hemopa e do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e objetivou incentivar a leitura e a  escrita, além de promover a valorização da cultura regional entre os participantes.

A professora Edmeire Tavernard, responsável pelo atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Hemopa, destaca a importância do trabalho realizado junto às crianças hospitalizadas e em atendimento domiciliar. Este serviço, vinculado à Coordenadoria de Educação Especial (COES) da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), e visa garantir a escolarização e alfabetização de crianças em condições de vulnerabilidade.

“Nosso objetivo é estimular a prática de leitura e escrita, desenvolver a criatividade e o imaginário das crianças”, explica a professora Edmeire. Este ano, o projeto homenageia o professor e poeta Juracy Siqueira, conhecido por sua diversidade literária e por abordar temas culturais, crenças, valores, fauna e flora locais em suas obras. Durante uma roda de conversa, Siqueira compartilhou suas experiências e inspirou as crianças ao discutir a riqueza cultural da região.

A maioria das crianças atendidas pelo programa vem do interior e se identifica com a realidade descrita nas obras do professor Siqueira. “Queremos que elas se apropriem desse ideário e percebam a possibilidade de se tornarem leitores e escritores fluentes, valorizando nossa riqueza cultural”, completou Edmeire.

A professora da classe hospitalar no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Ana dos Santos, faz parte da classe hospitalar, Roberto França, e destacou a importância de uma recente ação voltada à integração dos alunos do atendimento educacional hospitalar. “O objetivo dessa ação foi a integração, pois todos nós fazemos parte do atendimento educacional hospitalar, embora em unidades diferentes e com públicos-alvo distintos. Queremos integrar nossos alunos, atendidos pelo mesmo programa da Secretaria de Educação do Estado (Seduc)”, explicou Ana.

Leitura – Juraci Siqueira, natural de Afuá, na ilha de Marajó, é um renomado escritor no qual sua obra diversificada abrange contos, poemas, cordéis, crônicas e outros gêneros. Com mais de 80 títulos publicados e mais de 200 prêmios literários, ele é amplamente reconhecido por sua contribuição à literatura. 

Durante a roda de conversa, os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre a vida e a trajetória do autor, através de atividades interativas que incluíam a construção de “estrelinhas”. “A ideia foi criar um bate-papo descontraído, onde pude passar a importância do brincar e do fazer, elementos essenciais da minha obra e da minha vida”, explicou Juraci.

Por Aline Seabra (Hemopa)