Iniciativa reuniu 28 órgãos participantes que somaram 798 bolsas coletadas
Servidores de órgãos públicos estaduais e municipais uniram-se à campanha da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e garantiram um verdadeiro espetáculo de solidariedade durante a gincana de doação de sangue “Instituição Cidadã”, realizada em homenagem ao “Dia Nacional do Doador de Sangue”, comemoado no último dia 25 de novembro. O resultado da gincana foi apresentado na manhã desta segunda-feira (04) e contou com a premiação das instituições públicas que mais mobilizaram servidores voluntários. Ao todo, 28 órgãos participantes somaram 798 bolsas coletadas. A iniciativa tem como objetivo estimular e conscientizar os servidores sobre a importância da doação de sangue.
Na ocasião, foram premiadas as três primeiras colocadas. Na categoria estadual, destacaram-se a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), o Banco do Estado do Pará (Banpará) em segundo lugar e a Polícia Civil do Pará (PCPA) em terceiro.
Na categoria Hospital, o primeiro lugar foi para o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), seguido do segundo colocado que foi o Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FGCGV), e terceiro lugar o Hospital Ophir Loyola (HOL).
Para a categoria Municipal o primeiro lugar foi da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o segundo lugar com a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad) e o terceiro lugar ficou com a Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Para o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, que acompanhou a cerimônia de premiação, a campanha foi muito importante. Ele também aproveitou o momento para agradecer as instituições que participaram da iniciativa. “Em nome do Hemopa, quero deixar registrado o nosso muito obrigado a todos que participaram da campanha. Principalmente por se tratar de algo tão importante como a doação de sangue”, disse o gestor.
“Tenho certeza que assim como eu, todos os que vieram e colaboraram com a campanha, este é um momento muito emocionante e gratificante e estamos muito felizes de saber que estamos ajudando outras pessoas, já que uma doação ajuda mais de uma pessoa e isso é um incentivo muito grande em continuar contribuindo e mobilizar mais pessoas”, comentou a assistente social da Sesan, Gilmara Duarte.
Edilson Cardoso Junior, servidor e atua como enfermeiro da Agência Transfusional do Hospital Abelardo Santos, se diz satisfeito por mais uma premiação da unidade hospitalar. “É muita felicidade para nós que trabalhamos na agência transfusional e no hospital em si, onde fazemos diariamente a nossa captação junto com os ambulatórios-cirurgia, nos andares com os pacientes e acompanhantes, até mesmo fora do hospital reunindo caravanas”, avaliou Edilson que também completou. “Nós já estávamos falando aqui que vamos fazer uma campanha mais intensa ainda de doação de sangue para conseguirmos o tricampeonato”, divertiu-se o servidor.
Para Natália de Paula, gerente de Assistência ao Servidor da Seplad, o momento foi também de reconhecer aqueles que colaboraram para salvar vidas. “Estamos muito felizes. Nada seria possível sem a colaboração dos servidores da Seplad, tanto os que se empenham na captação de doadores bem como aqueles que se dispõem a doar, além da estrutura fornecida pela própria Secretaria, que é de extrema importância. Vale ressaltar que a doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade que ajuda a salvar vidas”, finalizou a servidora.
Texto, por Helen Alves (Hemopa)