Hemopa e Santa Casa recebem doações de sangue de membros da Igreja de Deus Mundial

Text_2

A campanha de doação foi alusiva à comemoração pelos 60 anos de atuação da instituição religiosa sediada na Coreia do Sul

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por meio de uma parceria institucional com a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial, realizaram a campanha de doação alusiva à comemoração pelos 60 anos das ações missionárias. Além da doação, a instituição desenvolve outas outras ações solidárias previstas em sua agenda de responsabilidade social.

O Comitê Transfusional, junto com a coordenação da Agência Transfusional da Santa Casa, atua em conjunto com a Fundação Hemopa no desenvolvimento de estratégias de captação, que visam garantir os estoques de sangue no Estado, reiterando comprometimento de ambas as instituições com um política de fornecimento de sangue mais ampla e efetiva.

Demanda – Marcia Basílio, coordenadora da Agência Transfusional da Santa Casa, disse que a instituição realiza aproximadamente 500 transfusões de sangue a cada mês, durante o atendimento hemoterápico aos pacientes internados. “Nesse contexto, temos uma parceria com a Fundação Hemopa para captar doadores de sangue, por isso, nós procuramos também verificar alguns parceiros tanto internos como externos. A Santa Casa possui protocolos institucionais que ampliam a doação de sangue, e hoje, através do sr. Wilson, que é nosso colaborador e missionário, a gente conseguiu uma parceria com a Igreja Missionária de Deus Mundial”, explicou a profissional.

Originalmente sediada na Coreia do Sul, a Igreja de Deus é uma organização religiosa composta por mais de 7.500 igrejas, em cerca de 175 países. Suas ações solidárias e serviços voluntários são contribuições significativas para o bem-estar social.

Segundo Alan Coelho, membro da Igreja e um dos doadores voluntários, “o sangue é capaz de salvar muitas vidas. Por isso, nós da Igreja de Deus, nos reunimos neste dia de hoje, também comemorando os 60 anos da nossa Igreja, para que nós pudéssemos celebrar o amor de Deus através da doação de sangue ao nosso próximo”.

Para doar sangue é necessário:

– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte. Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;

– Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas,

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.

Texto: Beatriz Cunha (estagiária) – Ascom/Hemopa