Hemopa conclui fim de semana com 526 bolsas coletadas e abre ‘Junho Vermelho’ beneficiando mais 2 mil pacientes

Text_2

As ações de coleta dão início à agenda de programações alusivas a campanha anual do Junho Vermelho, mês da doação de sangue

No primeiro fim de semana do mês de junho, dias 1 e 2, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio das ações de captação em Belém e unidades regionais do Estado, fechou seu balanço total com 526 bolsas. O resultado representa a garantia da cobertura transfusional de até 2.104 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará. 

Em algumas unidades, foram realizadas campanhas ainda durante o feriado de Corpus Christi, na última quinta-feira, 30, que antecedeu as ações de captação do fim de semana. Com isso, o Hemocentro em Belém, em conjunto com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, fecharam seu balanço com 197 bolsas coletadas. Já o Hemocentro Regional de Castanhal, que também promoveu uma campanha externa no município de Mãe do Rio, concluiu suas atividades com 182 coletas bem sucedidas.

A funcionária pública e agricultora, Gleiciane Oliveira, fez parte do grupo de doadores voluntários que compareceram ao Hemocentro em Castanhal. “Sou muito grata por realizar mais outro sonho que é o de salvar a vida de alguém, doando meu sangue. Então, para mim é uma sensação de gratidão profunda. É como se minha missão aqui, ela estivesse sendo cumprida realmente agora ajudando o próximo”, comentou a doadora. 

Enquanto isso, a unidade de coleta em Altamira fechou o fim de semana com 31 bolsas dos 35 voluntários registrados. Aos seis anos, Lorrana Marques vem ao Hemopa em Altamira garantir seu compromisso enquanto cidadã e doadora de sangue. Em sua visita mais recente, ela demonstra seu comprometimento enquanto voluntária. “Fazer a doação é muito importante, uma vez que uma só doação pode salvar até quatro vidas. Então, é um gesto que vai além da nossa bondade e dos nossos medos. Estar fazendo uma doação é garantir essa solidariedade, essa empatia pelo próximo”, disse a doadora.

Já o Hemocentro Regional de Santarém, com apoio da caravana da associação de Moradores do Bairro Liberdade e da campanha externa no Município de Belterra concluiu suas ações de captação com 116 bolsas e 209 comparecimentos.

É essencial que as ações realizadas pela Fundação sejam complementadas com o senso de responsabilidade social de todos os cidadãos. O Hemopa atua na gestão da Política Estadual de Sangue ampla e acessível que garanta a democratização do atendimento hematológico e hemoterápico no Pará. 

Para doar sangue é necessário:

– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação CNH , carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Pesar mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Cunha