Hemopa coleta sangue em parceria com o hospital Gaspar Vianna

Text_2

A Fundação segue seu cronograma de ações externas nesta terça-feira, 2 de abril, em parceria com a Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com a realização da 23ª edição da “Campanha de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea” com o objetivo de elevar o número de  voluntários e reforçar o banco de sangue do hemocentro paraense que tem a responsabilidade de abastecer mais de 200 hospitais no Estado. A campanha tem a meta de 100 doações.

A ação foi realizada no auditório Dr Ronaldo de Araújo, no prédio administrativo do primeiro piso, de 8h às 15h e envolverá servidores, familiares, visitantes e comunidade do entorno do hospital. Para tanto, a titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), a assistente social Juciara Farias, convida todas aquelas pessoas que atendem os critérios básicos de doação para participar da campanha.

“Estamos enfrentando um período de intensas chuvas que dificultam o acesso das pessoas aos serviços de coleta de sangue no Pará e, aqui na capital, não é diferente”, observou Juciara, ao destacar ainda que as doenças ocasionais do inverno amazônico também são fatores de impedimento temporário da doação de sangue que acabam impactando no estoque das unidades da hemorrede.

Daí, a importância das parcerias, com instituições públicas e privadas, para a realização de campanha juntos aos vários segmentos da sociedade, tendo em vista que a Fundação tem a responsabilidade de garantir um produto de qualidade para ser transfundido, mas a doação de sangue é de responsabilidade da população potencialmente doadora. “A doação de sangue não é obrigatória. A pessoas tem que ter a sensibilidade de doar um pouco de sua boa vontade e do seu sangue para salvar vidas”, ressaltou a assistente social.

Cadastro de medula óssea– Para efetivar o  cadastro para doação de  medula  basta estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos. Referência para o cadastramento desse procedimento no Pará, desde 2002,  a Fundação Hemopa já efetivou  125 mil cadastros que fazem parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que fica no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, que é consultado todas as vezes que um paciente está em busca de doador compatível não aparentado. Atualmente o Redome conta com mais de quatro milhões de cadastros.

Parcerias – No sábado, 30, a sede da Fundação Hemopa recebeu centenas de voluntários da doação  sangue com a realização de campanha com instituições parceiras: Igreja Adventista do Sétimo Dia, por meio do projeto “Vida  por Vidas”. Tivemos também a ação realizada em parceria com a Igreja Católica, por meio do grupo “Terço dos Homens”. Ações resultaram em 225 comparecimentos e 180 coletas que ajudarão a salvar mais de 700 pacientes internados na rede hospitalar.

Coleta de sangue – Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábado, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h.Mais informações: 08002808118/31106500.