Hemopa celebra Dia Mundial do Doador de Sangue com palestras para as ligas universitárias

Text_2

Iniciativa tem como finalidade aproximar os estudantes universitários aos processos hematológicos

           Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Doador do Sangue, a Fundação Centro Hematologia e Hemoteropia do Pará (Hemopa) promoveu nesta terça-feira, 14, uma oficina para universitários de ligas e programas acadêmicos. O evento  teve como tema central a “Educação em Saúde na Perspectiva da Hemoterapia e Hematologia” e foi sediado no auditório do Hemocentro Coordenador, Osvaldo Belarmino, onde alunos dos cursos de diversas áreas da saúde participaram de palestras informativas, e puderam ver de perto as práticas no dia a dia do hemocentro.

As palestras tiveram como finalidade aproximar ainda mais os estudantes a todas as etapas de processamento do sangue, além de democratizar informações acerca do gesto solidário de doação voluntária. Segundo a Gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, o “passaporte” para o aluno participar da palestra era uma doação de sangue, unificando assim a saúde dos pacientes com a educação dos universitários. “Cada um que está aqui hoje e recebeu essas informações com certeza vai trabalhar no sentido de multiplicar, e é essa corrente de solidariedade e amor ao próximo que estamos trabalhando no mês de junho”, afirmou Juciara.

Evento contou com membros de ligas e programas acadêmicos

Os principais temas abordados na oficina foram acerca da importância da doação de plaquetaférese, importância e os desafios da captação de doadores e a importância da residência multiprofissional dentro da área da hemoterapia. O acadêmico de enfermagem Daniel Pina Farias é presidente da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Emergência e Trauma, e disse que o evento foi marcante principalmente, porque os temas apresentados não são abordados na academia durante a graduação. “O encontro fez com que a gente ampliasse a nossa visão em relação à importância da hemoterapia. Na sala de aula a gente vê a parte da doação de sangue, porém sem esse conhecimento a mais que nos foi apresentado aqui no Hemopa”, comentou o estudante.

CAMPANHA

Além de coletar, processar e distribuir bolsas de sangue para os mais de 200 hospitais públicos e privados do Pará, a Fundação Hemopa busca durante a campanha de Junho Vermelho conscientizar a população acerca da necessidade e importância da doação de sangue através de diversas ações sociais e caravanas solidárias. A campanha “Bate bate coração pela minha doação, doe sangue, salve vidas!” segue até o dia 31 de junho.

Serviço: A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto Ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva e Caio Brandão