Hemopa Castanhal comemora o aniversário da cidade com doação de sangue

Text_2

Francisnei Costa, de 39 anos, é morador de Concórdia do Pará e juntou alguns amigos e familiares para ir até o Hemocentro de Castanhal para doar sangue em prol de um ente querido que está precisando de transfusão. “Nós somos todos irmãos e temos que ajudar uns aos outros. O sangue é o dom da vida que Deus nos deu sem cobrar nada, então temos que fazer pelos outros assim como Deus fez por nós”, ressaltou o servidor público.

Doador Francisnei Costa.

Na última quinta-feira (28), foi um dia especial de funcionamento do Hemocentro Castanhal, pois na cidade foi feriado pela comemoração dos 89 anos e existência. Com o tema “Dê um presente a Castanhal, doe sangue!”, o Hemopa convocou doadores de sangue para aproveitar o dia de folga e contribuir com o estoque de sangue para atendimento transfusional da rede hospitalar pública e privada da região do nordeste paraense.

Edmilson Gomes, servidor público de 44 anos, também aproveitou para realizar a doação de sangue neste feriado de Castanhal. “Hoje nós aproveitamos para vir e ajudar alguém que está precisando de uma bolsa de sangue. Não nos custa muito, então temos que fazer”.

O Hemocentro Regional Castanhal (HRC) é responsável pelo atendimento transfusional de 48 municípios da região nordeste do estado. Em 2020, foram realizadas 6.605 coletas de sangue e 7.082 atendimentos transfusionais.

“É um prazer participar das comemorações da cidade, oferecendo vida para a população. Uma bolsa de sangue ajuda a salvar pacientes que necessitam, todos os dias, de transfusão. Por isso não medimos esforços para cumprir com a nossa missão”, ressaltou Daniel Andion, gestor do Hemocentro Regional de Castanhal.

Para doar sangue é preciso – ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Durante a pandemia de Covid-19 também são incluídos critérios para quem teve da doença. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar sangue. Quem teve contato com pessoas que tiveram Covid deve esperar 14 dias após o último contato.

O Hemocentro Regional de Castanhal fica na Travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3. O atendimento é das 7h30 às 13h. Telefone: (91) 3412-4000.