Hemopa Castanhal abrirá todo primeiro sábado de cada mês para doação de sangue

Text_2

Hemocentro fica na Rua Quincas Nascimento, nº 521, no Bairro Saudade, no município do nordeste estadual, aberto de segunda-feira a sexta-feira
A partir de amanhã, 4, a gestão do Hemocentro Regional de Castanhal, realizará, em todo primeiro sábado de cada mês, de 7h às 17h, a ação estratégica “Sábado Solidário”. A finalidade é de incentivar a doação voluntária de sangue, entre as pessoas, que, por algum motivo, não têm tempo de efetivar este ato solidário em dias úteis.
A campanha também tem o intuito de estimular a composição de parcerias, para coleta de sangue, com instituições públicas, privadas, ONG´s, Associações, grupos de famílias, amigos em Caravanas Solidárias de outros municípios que da região.

De acordo com a assistente social, da Captação de Doadores da unidade de coleta, Lorene Mota, a meta da ação é de 70 doadores. “Teremos as parcerias dos jovens da Igreja Assembleia de Deus, de Castanhal, com a coordenação de Lucas  e da Caravana Doadores por Amor, do município de Mãe do Rio, com a coordenação de Débora Félix.

A profissional ressalta que em 2022, foi registrado um de 9.244 comparecimentos, com 7.947 doadores aptos, que beneficiou cerca de 31.790 pacientes internados na rede hospitalar do nordeste paraense. Do total de doadores, 62% foram do gênero masculino e 38% do feminino. Outro dado interessante informa que pouco mais de 40% dos voluntários estão na faixa etária entre 18 e 29 anos.
A bombeiro civil, Virna de Jesus Amorim, 24, faz parte da estatística solidária de doadoras de sangue do Hemopa Castanhal. Ela foi motivada a realizar sua primeira doação de sangue pela necessidade transfusional de pacientes internados a rede hospitalar; “Realizei meu  sonho de doar sangue. Agora serei uma voluntária ativa na causa da doação de sangue. Que eu inspire outras pessoas  e doem sangue para o seu próximo”.
Lorene Mota revela que o Hemopa Castanhal atende 48 municípios do oeste Estado do Pará. “Campanhas como o “Sábado Solidário” vem reforçar o estoque de sangue para que atenda toda a demanda transfusional. Estamos otimistas para a adesão de voluntários para nossa nova proposta de coleta de sangue, no primeiro sábado de cada mês. Doe sangue. Salve vidas”.

Quem pode doar sangue

– Apresentar documento original  com foto e assinatura.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Hemocentro Castanhal
Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fone: 3412-4400 (geral) / 3412-4404 (serviço social).

Por Vera Rojas (HEMOPA)
Com informações Thays Garcia (estagiária)