Hemocentro de Santarém mobiliza doadores de sangue no centro comercial

Text_2

Como estratégia de mobilização de doadores de sangue, equipes do Hemocentro Regional de Santarém realizam ações em lojas do centro comercial da cidade e shoppings. A atividade consiste num bate papo com os cidadãos sobre a importância da doação de sangue.

“As palestras nas grandes lojas estão ajudando na sensibilização de voluntários para a doação de sangue. Pretendemos continuar com as visitas durante o mês de novembro para alcançar o máximo de pessoas possíveis”, destacou Telma Suanne, assistente social do Hemocentro de Santarém.

Este mês de novembro é dedicado ao doador voluntário que tem o papel fundamental na missão de salvar vidas. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes. A Fundação Hemopa é responsável pelo atendimento transfusional do estado do Pará, fornecendo bolsas de hemocomponentes para cerca de 200 unidades hospitalares.

O atendimento transfusional é ininterrupto e por isso a necessidade de doadores voluntários é diária nas unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa.

Para ser um doador- O voluntário precisa estar em boa condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e pesar acima de 50 kg. E no cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial, original e com foto que pode ser o RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 é necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

O Hemocentro de Santarém funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30, na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).