Gestão da Fundação Hemopa fortalece ações de sustentabilidade e lança projeto de boas práticas socioambientais.

Text_2

Uma semente plantada por volta de 2013, vem rendendo frutos ao longo dos anos com a gestão de sustentabilidade que a Fundação Hemopa vem aperfeiçoando e, nesta quinta-feira, 28, culminou com o lançamento do projeto “Sustenta aí! Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis”, que será  implementado na Instituição, por meio de campanhas para despertar uma consciência coletiva em prol do desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental, em consonância com sua missão estratégica de garantir cobertura Hemoterápica, Hematológica e Terapia Celular e responsabilidade socioambiental no Estado do Pará.

Auditório Osvaldo Belarmino.

O evento, que reuniu mais de 100 servidores no auditório “Osvaldo Belarmino”, foi conduzido pelo presidentedo Hemopa, Paulo Bezerra, que fez uma abordagem sobre sua gestão em defesa da sustentabilidade em benefício da coletividade. Segundo ele, este é mais um passo importante do macro projeto “Hemorrede Sustentável”, que acolhe todas as demais ações e programas relacionados ao tema.

Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

“Com isso, temos o desafio do cumprimento de cinco metas para adequação aos princípios do desenvolvimento sustentável para melhoria da qualidade de vida de todos que atuam e transitam no ambiente do hemocentro, entre elas, a implantação de um sistema de energia renovável, a reconfiguração dos espaços da instituição para deixá-los mais funcionais, a reserva e o aproveitamento da água da chuva, dentre outros”, pontuou o gestor, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os servidores pelo seu dia, em especial, os funcionários da hemorrede estadual.

Copos sustentáveis para uso em substituição aos atuais descartáveis.

O lançamento do projeto “Sustenta aí! Educação ambiental e práticas sustentáveis”, teve como ponto alto a distribuição de copos sustentáveis para uso em substituição aos atuais descartáveis. A programação contou ainda com a entrega de mudas de plantas que teve como tema: “Mudas Que Mudam Vidas”, apresentação do Coral do Hemopa, além de exibição de vídeos, produzidos pela equipe da Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp), são eles: “Hemopa, o Coração da Batista Campos” e “Hemopa de Histórias”, que emocionou a todos presentes no auditório e trouxe leveza com a histórias de situações vividas por servidores da Instituição.

Mudas que mudam vidas!

A servidora Daniela Gibson, 33, agente administrativo lotada na Gerência de Lavagem Esterilização (Geles), que participou do evento parabenizou a iniciativa do hemocentro. “Vai beneficiar todos no ambiente do Hemopa e o meio ambiente. O projeto  traz uma reflexão do que podemos fazer pela preservação do meio ambiente no local de trabalho e em nosso dia a dia. Mesmo pequenas ações, juntas, contribuem para o bem do planeta”, disse a colega de trabalho que sai da solenidade com uma planta ornamental e que vai presentear sua mãe resíduos. “Cuidar de plantas é um terapia pra ela que vai ficar muito feliz”.

Daniela Gibson, agente administrativo.

De acordo com a pedagoga Gilda Saldanha, da Agesp, o projeto “Sustenta aí! Educação ambiental e práticas De acordo com a pedagoga Gilda Saldanha, da Agesp, o projeto “Sustenta aí! Educação ambiental e práticas sustentáveis”, integra o programa de “Qualidade de Vida: valorização e bem-estar do servidor, conduzido pelo referido setor. “Ele propõe a realização de ações educativas durante ano todo com o objetivo educacional de estimular práticas sustentáveis e disseminar a cultura da responsabilidade ambiental junto a seus servidores”. Todos esses programas e ações fazem parte do guarda-chuva do macro projeto “Hemorrede Sustentável”.

Gilda Saldanha, pedagoga da Agesp.

Dentro deste contexto, Gilda Saldanha informa que a Fundação Hemopa possui ainda o projeto “Produção Mais Limpa”, que atende as recomendações e orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de aumentar a eficiência no uso das matérias-primas, água e energia, por meio da não geração ou minimização de resíduos gerados pela instituição. Este projeto é conduzido pela Coordenadoria de Logística e Gerência de Lavagem e Esterelização – GELES.

“Portanto, o projeto Sustenta aí, é mais uma estratégia para promover a continuidade das ações de sustentabilidade da Fundação, desta vez  dentro do Programa de Qualidade de Vida: valorização e bem-estar do servidor, com o intuito confirmar a missão de nossa Instituição”.

Técnica de Enfermagem, Ana Lúcia Alves.

Essa proposta de valorização do servidor é muito bem recebida também pela técnica de Enfermagem, Ana Lúcia Alves, 43. “Achei o projeto muito importante. O mundo precisa dessas iniciativas. Se todos os órgãos públicos, empresas e organizações fizessem um pouquinho que o Hemopa tem feito em prol do meio ambiente, o mundo seria bem melhor. Ns presentear com mudas de plantas foi uma ótima idéia. Representa muito bem a finalidade do projeto, porque planta é vida”, finaliza a servidora que atua na Gerência de Enfermagem.

Homenagens- Durante a solenidade, o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, entregou copo sustentável para diretora Técnica, a médica Luciana Maradei, pelos serviços prestados à gestão, ao longo anos, em favor da sustentabilidade.

Presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, entregou copo sustentável para diretora Técnica, a médica Luciana Maradei.

Estiveram presentes ainda e foram contemplados com a doação de copos sustentáveis, o diretor Geral da Associação Pólo Produtivo do Pará/Projeto Fábrica Esperança, Arthur José Jansen Novaes; que esteve acompanhado da sua coordenadora Comercial, Léa Maria Braúna.

Léa Maria Braúna, Paulo Bezerra e Arthur José Jansen Novaes.

O lançamento do projeto “Sustenta aí! Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis”, também foi realizado para servidores do expediente da tarde.

(esq.) Léa Maria Braúnadiretor – coordenadora Comercial da Fábrica Esperança, Paulo Bezerra – Presidente da Fundação Hemopa, Dra. Luciana Maradei -Diretora Técnica do Hemopa, Arthur José Jansen Novaes – Diretor Geral da Associação Pólo Produtivo do Pará/Projeto Fábrica Esperança, Taíssa Amador – Diretora Adminstrativo/financeiro do Hemopa.

Hemorrede – A comemoração pelo Dia do Servidor Público, hoje (28), contou com a entrega dos copos sustentáveis, em alusão ao lançamento do projeto “Sustenta aí! Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis”, nos Hemocentros Regionais de Marabá, Castanhal e Santarém; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, com uma variada programação para homenagear os funcionários pelo compromisso e dedicação na oferta de atendimentos seguro, de qualidade e humanizado.