O cronograma de campanhas de doação de sangue da Fundação Hemopa, em parceria com instituições públicas e privadas, começou com resultado de coleta significativo de 18 doações de sangue. A programação ocorre desde o dia 03 e segue até o dia 07 de abril. A ação vai beneficiar, diretamente, cerca de 72 pacientes internados na rede hospitalar do Estado.
A sede da hemorrede, localizada na Batista Campos, recebeu a visita de cerca de 70 estudantes, dentre eles, voluntários a doação de sangue vindos da Universidade da Amazônia (Unama), a caravana se constituiu de duas turmas de alunos dos cursos de biomedicina e farmácia da instituição de ensino. A parceria com o Hemopa promoveu palestra educativa sobre doação de sangue e sobre as áreas presentes na instituição que são lecionadas aos estudantes, finalizando com a doação de sangue realizada pelos estudantes voluntários.
O representante da caravana professor Kemper dos Santos, 42, falou sobre a importância dessa parceria para a Unama “A importância é tanto profissional quanto para incentivar a solidariedade dos estudantes como cidadãos, de modo que eles também possam conhecer mais uma área de atuação, pois muitos, inclusive, até na academia, não tem a oportunidade de conhecer”, destacou Kemper, que também reforçou em como a parceria conduz os estudantes a se tornarem cidadãos ativos a causa da doação de sangue.
“No que diz respeito ao aprendizado como ser humano, essa experiência com a doação e de conscientização vai para além de um ato direcionado, ao amigo, ou um parente, mas uma ação de solidariedade que preenche essa necessidade que o nosso próximo possui e reforça o estoque do banco de sangue” Concluiu o professor.
Larissa Oliveira da Silva, 24, é estudante de farmácia, e uma das alunas da caravana que realizou sua doação de sangue. É a primeira vez que ela doa “Estou realizando uma vontade que eu sempre tive vontade, mas, nunca oportunidade, por questão de saúde, ultimamente. Agora que estou aqui participando dessa parceria, achei a oportunidade perfeita para doar, me sinto feliz de estar realizando esse ato, acredito que daqui pra frente eu continue doando” frisou a nova voluntária, que deixou um incentivo para quem nunca doou sangue “É fácil e rápido, não demora, e você vai estar ajudando mais de quatro vidas com a sua solidariedade”, concluiu a estudante.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, essa corrente pela vida tem o intuito de abastecer o estoque técnico e garantir atendimento transfusional satisfatório para pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do estado.
Critérios para doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Por Ascom Hemopa
Com informações da estagiaria: Thays Garcia