Os alunos puderam conhecer a estrutura do Hemopa e se aprofundar nos conhecimentos acerca da doação de sangue.
Na manhã desta quinta-feira (31), os alunos da escola Ulysses Guimarães fizeram uma visita na sede da fundação, localizada no bairro Batista Campos, em Belém. A iniciativa faz parte de um extenso trabalho realizado pela Gerência de Captação de Doadores do Hemopa (Gecad), chamado de “Doadores do Futuro”, que oferece atividades, por meio de cursos, palestras, seminários, e campanhas de sensibilização aos professores e alunos.
A programação da escola contou com a visita dos alunos do ensino médio. Os estudantes fizeram um Hemotour pela sede da Fundação e participaram de palestra educativa, ministradas pelas assistentes sociais do hemocentro.
A assistente social da Fundação Cida Salgado, ressalta a importância da programação. “A gente tem o propósito de despertar a consciência e dos alunos, de tal forma a incentivá-los a doar sangue. A iniciativa utiliza a educação continuada para orientação e conscientização sobre as questões relacionadas ao sangue, à doação voluntária, as doenças hematológicas e principalmente sobre a importância do ato de doar sangue”, explicou a profissional.
O principal objetivo do projeto é conscientizar e habituar desde cedo os estudantes sobre a importância do ato da doação voluntária e regular de sangue, além de deixá-los familiarizados à estrutura e aos processos da doação.
O aluno Cauã Henrique, participou da ação, aproveitou para fazer sua primeira doação e ainda ressalta a importância de ajudar a disseminar o ato solidário para além da escola. “É preciso ter essa consciência tanto de nós alunos quanto dos professores, coordenadores e nossos parentes, que podem ajudar essas pessoas que estão em situações de risco, e deixar elas
em uma situação melhor”, considerou Cauã.
Texto: Ascom/Hemopa com informações de Juliana Souza