As campanhas aconteceram ao longo dos dias 18 e 19 de maio nas unidades regionais da Fundação
No final de semana dos dias 18 e 19 de maio, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu campanhas de doação de sangue, em Belém e unidades regionais. O balanço das ações externas fecharam com um total de 330 bolsas, que poderão garantir o suporte transfusional de cerca de 1.320 mil pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
O Hemocentro coordenador em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, finalizaram o fim de semana com 134 bolsas dos 158 voluntários registrados. Enquanto isso, o Hemocentro Regional de Castanhal, por meio de sua campanha externa realizada no município de Santa Izabel do Pará, concluiu suas atividades de captação com 132 bolsas e 158 candidatos contabilizados. A unidade regional de Abaetetuba, por outro lado, concluiu suas ações com 27 coletas e 29 comparecimentos.
Já em Santarém, o Hemocentro Regional contabilizou, neste fim de semana, um total de 37 bolsas dos 50 candidatos voluntários à doação. Com apoio da sua equipe do serviço social e de captação de doadores de sangue, a unidade se destaca pelo desenvolvimento de projetos pilotos que visam a integração da unidade nas comunidades com empresas, instituições e militares. Dentre os projetos idealizados estão: Hemopa Santarém nos Municípios da Transamazônica; Hemopa Santarém nos Shoppings; Hemopa Santarém nas UBS, nas Universidades, no 8°BEC e nos CRAS(centro de referência da Assistência social do município)
A assistente social do Hemopa em Santarém, Rejane Dias, comenta sobre as atividades desenvolvidas. “Agora estamos iniciando o Projeto itinerante nos municípios do Baixo Amazonas sendo o primeiro município a cidade de Juruti. O serviço social de Santarém incentiva a descentralização dos serviços no Oeste do Pará”, comenta a profissional.
As ações descentralizadoras da Fundação Hemopa são essenciais para as políticas que contemplam a acessibilidade e distribuição responsáveis por garantir a cobertura transfusional do estado. Neste sentido, o deslocamento das equipes multiprofissionais das unidades regionais para as demais localidades em seu entorno demonstra o comprometimento da instituição com a ampliação da hemorrede e, acima de tudo, o bem estar de seus pacientes.
Para doar sangue é necessário:
– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CPF, carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.
Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa