Fundação Hemopa premia instituições e hospitais participantes da 7ª Gincana Cidadã

Text_2

A Gincana mobiliza servidores na Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue, incentivando a manutenção do estoque e salvando vidas

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta sexta-feira (29), em Belém, a cerimônia de certificação da 7ª edição da Gincana Instituição Cidadã, organizada pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad). O evento premiou órgãos e hospitais estaduais que mais mobilizaram servidores na Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a importância da iniciativa para a consolidação da cultura de doação de sangue no Pará. “Essa premiação tem um significado muito importante, com o envolvimento das instituições do Estado em uma causa que precisa fazer parte do dia a dia do cidadão. Precisamos disseminar essa cultura, especialmente entre os jovens, que são o futuro da doação de sangue. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 6% nas doações, com mais de 5 mil bolsas captadas. Esse é o reflexo do trabalho árduo da nossa equipe e das parcerias que fortalecem esse gesto solidário”, enfatizou.

Servidores da Santa Casa exibem o certificado do 3° lugar na Categoria Hospitais

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, também falou sobre o impacto da iniciativa. “Após três etapas — adesão, mobilização e doação —, hoje celebramos a etapa de certificação. Este é o momento mais significativo da gincana, que envolveu diversas instituições estaduais e engajou servidores em uma causa coletiva e solidária”, afirmou.

Durante a cerimônia foram premiadas as instituições que mais se destacaram nas categorias Geral e Hospitais, com certificação para os três primeiros colocados em cada uma:

Categoria Geral:
1º lugar: Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)
2º lugar: Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad)
3º lugar: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará)

Categoria Hospitais:
1º lugar: Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)
2º lugar: Hospital Ophir Loyola (HOL)
3º lugar: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Iê Fernandez, responsável técnica pela Agência Transfusional da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, destacou a mobilização na unidade, que garantiu o primeiro lugar na categoria Hospitais após dois anos consecutivos na segunda posição. “O Hemopa promove uma disputa saudável, que engaja os hospitais em torno dessa causa tão importante. Este ano, alcançamos o primeiro lugar, com números expressivos de bolsas e doadores captados. Tivemos uma campanha fantástica no final do ano, que resultou na coleta de quase 400 bolsas de sangue,” informou. 

A técnica ressaltou ainda que a conquista é resultado do esforço coletivo da equipe do Hospital. “A maioria dos doadores é formada pelos próprios funcionários. Esse resultado reflete a união de todos e o apoio fundamental da diretoria e da presidência, que somaram esforços para o sucesso da campanha”, disse Iê Fernandez.

Seap conquistou o 1° lugar na Categoria Geral

Representando a Seap, estiveram presentes na cerimônia Michelle Holanda, diretora de Assistência Biopsicossocial; Thais Santalices, titular da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs); policiais penais que participaram da gincana e demais servidores da Cavs.

Altruísmo – De acordo com Thais Santalices, a mobilização dos servidores para a gincana é um gesto de solidariedade e altruísmo. “É uma grande satisfação para a Seap participar dessa 7ª edição da Gincana Solidária do Hemopa. Nos empenhamos em mobilizar conscientizando os servidores da importância da doação de sangue, e como esse gesto de solidariedade e altruísmo impacta de forma positiva na vida da pessoa e na sociedade. E hoje, ser premiado com o 1° lugar em captação de doadores de sangue, ratifica o compromisso e comprometimento dos servidores públicos da Seap em contribuir com o engajamento da causa”, reiterou Thais Santalices.

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna levou o 1° lugar na Categoria Hospitais

A Seap mobilizou os diretores das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém para que incentivassem os policiais penais a participar da gincana. Jeffson Cardoso, diretor da Unidade de Custódia e Reinserção de Marituba III, contou que em pouco tempo conseguiu mobilizar 16 servidores.

“Nós recebemos um ofício e mobilizamos nossos servidores porque temos bastante doadores na Unidade. Fizemos um dia ‘D’ para que todos doassem no dia 23 de novembro, e conseguimos 16 doações. Acredito que nas próximas gincanas nós vamos conseguir mobilizar mais pessoas, incentivando e mostrando a importância da doação no intuito de salvar vidas. E, graças a Deus, a gente conseguiu colocar a Seap em primeiro lugar neste ano, e a partir de agora o nosso empenho será para que todos os anos estejamos sempre mobilizando os servidores com o intuito de salvar vidas”, acrescentou Jeffson Cardoso.

Seplad foi certificada com o 2° lugar na Categoria Geral

Parceria constante – A Seap é uma parceira frequente das campanhas de doação de sangue do Hemopa. Em 2023, os policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) realizaram uma coleta de sangue no Hemocentro Regional de Castanhal. Em 2024, servidores se mobilizaram nas três coletas de sangue, reforçando o compromisso de ampliar o estoque do Estado.

Em janeiro, a Unidade Móvel do Hemopa esteve na sede da Secretaria, e em maio incentivou os servidores ao comparecimento à sede da Fundação. Essas duas ações somaram mais de 100 bolsas de sangue, que juntas ajudaram mais de 400 pessoas. A última ação conjunta ocorreu em julho, durante a tradicional campanha de doação de sangue do Hemopa no veraneio.

Mobilização cidadã –  Organizada pela Gecad, a Gincana Instituição Cidadã não é apenas uma competição, mas um movimento para consolidar a doação de sangue como um ato de cidadania e responsabilidade social. “Certificamos hoje o esforço de instituições que compreenderam o papel transformador da doação de sangue. É uma mobilização que salva vidas”, enfatizou a gerente Juciara Farias.

A gincana integra as ações estratégicas da Fundação Hemopa para garantir estoques regulares e engajar a sociedade na causa da doação de sangue, fortalecendo a assistência transfusional em todo o Pará.

Por Aline Seabra (Hemopa)