Ação contou com o deslocamento de uma unidade móvel, que, com o apoio de uma equipe multiprofissional do Hemopa, concluiu as atividades de captação e sensibilização de novos doadores
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, nesta quinta-feira (19), mais uma campanha externa de doação, desta vez em parceria com o Hospital Geral de Belém (HGB), localizado no bairro Umarizal. A ação contou com o deslocamento de uma unidade móvel, que, com o apoio de uma equipe multiprofissional do Hemopa, concluiu as atividades de captação e sensibilização de novos doadores.
A assistente social do Hemopa, Vanessa Ribeiro, esteve presente na campanha externa e destacou as metas da ação e os desafios a serem enfrentados na manutenção dos estoques de sangue no Pará futuramente. “Foi a segunda campanha do ano no HGB. A meta era coletar 50 bolsas de sangue. A mobilização interna resultou na inscrição de cerca de 80 militares voluntários à doação de sangue. Já foi uma preparação para o período de outubro, que, devido às festividades do Círio e, naquele ano, também à ocorrência das eleições, impactaria diretamente o estoque de sangue”, destacou a profissional.
O tenente-médico Daniel Pinheiro esteve entre os doadores da campanha. Ele ressaltou a importância da doação e expressou sua gratidão por participar da ação. “O que me incentivou foi saber que minha boa ação causaria impacto na vida de outras pessoas. Minha experiência foi ótima, fui bem acolhido, tive todas as dúvidas sanadas. Foi muito gratificante saber que outras pessoas, mesmo que eu não as conheça, seriam impactadas pela minha atitude”, afirmou.
O enfermeiro-capitão Christian destacou a integração entre o hospital militar e a Fundação Hemopa, reforçando a importância da contribuição mútua das instituições para a sociedade paraense. “A ideia dessa parceria com o Hemopa foi uma pequena contribuição do hospital para essa fundação que ajuda todo o Estado. O Exército tem o braço forte e a mão amiga, então essa foi nossa mão amiga. Sabemos que somos ajudados várias vezes pelo Hemopa, então naquele dia o hospital deu essa pequena contribuição à população de Belém”, ressaltou o capitão.
Serviço – Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade precisavam de autorização dos pais.
Texto: Beatriz de Nazaré (estagiária), sob supervisão de Aline Seabra – Ascom/Hemopa