Fundação Hemopa finaliza campanha de fim de semana beneficiando cerca de 3 mil pacientes 

Text_2

As atividades de captação foram promovidas pelas unidades regionais do estado durantes os dias 27 e 28 de abril

Nos dias 27 e 28 de abril, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio de de suas ações de captação externas nas unidades regionais fechou o balanço de doações desse fim de semana com 737 bolsas das quais poderão garantir a cobertura transfusional de até 2.948 mil pacientes em toda a rede de saúde do Pará.

A campanha de doação externa realizada no Hemocentro coordenador em Belém em conjunto com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole totalizaram 161 bolsas coletas dos 190 comparecimentos registrados. Enquanto isso, o Hemocentro Regional de Santarém, com o apoio da Campanhas do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) e dos projetos “Transformar” e “ Sob Pressão” da TV Tapajós, finalizou sua campanha com 175 bolsas e 219 voluntários que compareceram. 

Já a unidade de coleta de Altamira e o Hemocentro de Castanhal, totalizaram, juntos, 61 doações dos 68 voluntários presentes nas ações. Em Redenção, a equipe do unidade regional fechou seus resultados com 40 doações e 50 candidatos contabilizados no total. A unidade teve apoio da caravana da igreja Adventista do Sétimo Dia do município de Xinguara localizado ao sul do Estado. A unidade de Tucuruí finalizou seus trabalhos do fim de semana com 51 doações e 58 comparecimentos e ainda, pode receber a visita dos alunos do curso de Biomedicina da faculdade Anhanguera que estiveram no hemonúcleo do município para uma ação de qualificação cerca dos fluxos de doações e os processos que giram em torno do ciclo do sangue.

Kitéria Aparecida fez sua doação junto à sua filha, Pâmela, que se tornou doadora voluntária de medula óssea na unidade do Hemopa em Altamira. A mãe comenta sobre a importância desse ato e qual sua motivação para trazer sua filha “Eu acho importante, tenho muita alegria de poder ajudar e contribuir. Eu já sou doadora há alguns anos e a minha filha sempre foi incentivada a vir, hoje ela veio, infelizmente não conseguiu doar, mas fez o cadastro da medula óssea, que já vai estar contribuindo. Eu acho de extrema importância incentivar os jovens a vim doar. Eles estão em plena forma, saúde e podendo ajudar outros jovens, outras pessoas a salvar vidas. Sempre que eu venho eu saio muito alegre, porque eu sei que estou contribuindo para a vida de alguém.”, comenta a doadora

Neste fim de semana, o Hemocentro de Marabá realizou sua campanha em parceria com a Agência Transfusional de Canaã dos Carajás e Secretaria Municipal de Saúde do município, que por meio do esforço das equipes multiprofissionais convocadas, pode contribuir com 249 bolsas coletadas dos 296 comparecimentos. A campanha realizou uma ação especial no posto de saúde São Lucas Lourenço Leite e contou com a participação do grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia e população local.

Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa