A celebração pela Academia contou com outras iniciativas solidárias, como doação de alimentos não perecíveis e de ração animal
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Polícia Civil (PCPA), realizou campanha de doação de sangue nesta segunda-feira (26), no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa fez parte das comemorações pelo 45º aniversário da Academia de Polícia (Acadepol), responsável pela formação, capacitação e especialização do quadro de pessoal da Polícia Civil, instruindo técnica e operacionalmente os futuros agentes da instituição. A meta é arrecadar mais de 60 bolsas de sangue, para beneficiar até 240 pessoas em todo o Pará.
Marcela Ribeiro, assistente social da Fundação Hemopa, ressaltou o impacto positivo da parceria com instituições públicas, como a Polícia Civil, no aumento das doações de sangue. “Estamos muito gratos por termos sido convidados para a celebração dos 45 anos da Academia. Em contrapartida, a Academia está mobilizando a comunidade, com a participação de várias instituições, como a Guarda Municipal, os Bombeiros e a Polícia Militar. O Hemopa também foi convidado como parceiro de longa data para estar presente nesse evento”, disse Marcela.
Solidariedade – Além da doação de sangue, a celebração contou com diversas iniciativas solidárias, incluindo campanhas de doação de alimentos não perecíveis e de ração animal. Afonso Alves Rodrigues, diretor da Divisão de Ensino da Academia, enfatizou a importância dessas ações e o compromisso da Acadepol em mobilizar a comunidade. “Sabemos da importância dessas iniciativas solidárias e da necessidade de os órgãos públicos se empenharem nessas causas. Foi esse compromisso que levou a Polícia Civil, por meio da Acadepol, a promover esta campanha”, informou o Afonso Rodrigues.
Evandro Araújo, diretor de Polícia Especializada e doador de sangue há 12 anos, disse que sua motivação para doar surgiu após assistir a uma campanha do Hemopa na televisão mostrando a dificuldade enfrentada por pacientes que dependem de doações de sangue. “Desde então, passei a ser doador do Hemopa. Já sou doador de sangue há 12 anos e também estou registrado no banco de doadores de medula óssea”, contou.
Serviço: A campanha de doação de sangue continua até às 16h desta segunda-feira (26), e será retomada na próxima sexta-feira (30), das 8h às 16h, na Praça Antônio Perdigão Bastos, conhecida como Praça Matriz, na Avenida Fernando Guilhon, uma das principais vias de Marituba.
(Com informações de Rafael Dias – estagiário na Ascom/Hemopa)